Águas de Manaus é criticada por abrir 'trincheiras' e serviço precário de asfalto

ouça este conteúdo
|
readme
|

Poder erótico e capital político
Manaus/AM - Apesar dos anúncios de investimentos e expansão do sistema de abastecimento, a atuação da concessionária Águas de Manaus tem sido marcada por recorrentes queixas da população em relação à qualidade e à continuidade dos serviços. Moradores de diversas zonas da capital amazonense relatam frequentes interrupções no fornecimento de água, muitas vezes sem aviso prévio, causando transtornos significativos no cotidiano das famílias e no funcionamento de estabelecimentos comerciais. A situação se agrava com as frequentes intervenções da empresa nas vias da cidade, que deixam um rastro de buracos e asfalto mal remendado, elevando o descontentamento dos cidadãos.
Em entrevista, um representante da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) confirmou o recebimento de inúmeras reclamações sobre a má qualidade da recomposição asfáltica após as obras da concessionária, além de questionamentos sobre a taxa de esgoto cobrada mesmo em áreas sem o serviço adequado. Um dos pontos mais críticos abordados por Elton Andrade, diretor-presidente da Ageman, foi a qualidade dos reparos nas vias da cidade após as obras da Águas de Manaus. Segundo o diretor-presidente, a Ageman tem flagrado reiteradamente serviços mal executados, especialmente durante o período chuvoso, onde o asfalto de baixa qualidade utilizado pela concessionária se desfaz rapidamente, abrindo novos buracos e agravando a situação das ruas.
"A qualidade não foi satisfatória, começaram a abrir buraco. Então a Ageman está fiscalizando, identificando esses locais, nós já notificamos a empresa para que eles fizessem esse reparo. Uma vez que eles em alguns lugares desses não cumpriram os prazos, nós já multamos," revelou Andrade, citando bairros como o Veralves, São Geraldo e Cidade Nova como exemplos de locais onde a concessionária já foi penalizada pela má qualidade dos serviços.
A polêmica em torno da cobrança da tarifa de esgoto também foi destaque na entrevista. Elton Andrade reforçou que a cobrança só é legítima onde todas as etapas do serviço – coleta, tratamento e destinação adequada – estiverem plenamente operacionais. A Ageman fiscaliza para verificar se esses requisitos são cumpridos antes de autorizar a cobrança. No entanto, as inúmeras denúncias de moradores que pagam pela tarifa sem ter acesso à rede de esgoto ou com um serviço precário demonstram uma falha grave na aplicação dessa regra, gerando revolta e questionamentos sobre a justiça da cobrança. A Ageman admitiu estar ciente dessas reclamações e realizando a devida fiscalização.
A concessionária respondeu por meio de nota as reclamações relatadas na entrevista, confira:
"Desde março, a Águas de Manaus realiza uma força-tarefa focada exclusivamente na melhoria da qualidade do asfalto em locais onde foram executados serviços da concessionária. Equipes foram reforçadas e um cronograma de ações foi iniciado em bairros como Nossa Senhora das Graças, Lírio do Vale, Petrópolis e Renato Souza Pinto.
Todos os serviços seguem o manual de boas práticas para obras de saneamento básico da Ageman (Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus), e são fiscalizados pelos órgãos competentes. A concessionária pede desculpas por eventuais transtornos e reforça seu compromisso com a qualidade dos serviços prestados.
Sobre as reclamações a respeito da Ouvidoria: A empresa está desenvolvendo um canal exclusivo para tratar de demandas relacionadas a esgoto e asfaltamento. Enquanto isso, os clientes podem entrar em contato gratuitamente, 24h por dia, pelos seguintes canais:
WhatsApp e SAC: 0800 092 0195
Site: www.aguasdemanaus.com.br
Aplicativo: Águas App
Além disso, a Águas de Manaus mantém seis lojas físicas nos PACs (Alvorada, Compensa, Uai Shopping, Shopping T4 e Via Norte), além de uma loja ampla recém-inaugurada na avenida Eduardo Ribeiro, no Centro da cidade.
Tarifa de esgoto - só é cobrada onde há rede funcionando com coleta e tratamento de esgoto. Áreas que não possuem o serviço não são cobradas. Caso o cliente tenha alguma dúvida sobre o serviço na rua, pode encontrar em contato com a concessionária pelos canais oficiais. Os valores seguem o que está previsto no contrato de concessão e no Manual de Prestações de Serviços e Atendimento ao Consumidor (MPSAC).
Desde 2023, a tarifa teve redução de paridade, com novo valor acordado com a Câmara Municipal de Manaus. Atualmente, Manaus possui uma das tarifas de esgoto mais baixas entre as capitais.
Obras: Todas as obras são previamente alinhadas com a Prefeitura de Manaus e órgãos responsáveis. Além de apresentar o planejamento anual, a cada semana, a concessionária atualiza e compartilha o cronograma das intervenções. Em dias de chuva, os trabalhos ocorrem em ritmo reduzido, para minimizar o impacto à população.
Durante as obras, equipes de conscientização realizam visitas porta a porta, informando os moradores sobre os serviços, o cronograma e os benefícios do saneamento básico.
A Águas de Manaus pede desculpas pelos transtornos temporários e reforça que os benefícios do serviço são permanentes e para toda a vida."
Veja também

ASSUNTOS: Amazonas