Aleam analisa projeto que incentiva inovação e empreendedorismo no interior do Amazonas

ouça este conteúdo
|
readme
|
Manaus/AM - A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) está avaliando uma proposta do deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Casa, que visa fomentar a criação de Centros de Inovação e Empreendedorismo nas cidades do interior do Estado. O Projeto de Lei nº 95/2025, que está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), estabelece diretrizes para o desenvolvimento regional sustentável por meio da inovação, e deverá seguir para votação no plenário Ruy Araújo após análise das comissões técnicas.
A proposta busca estimular a criação de negócios baseados em soluções tecnológicas e sustentáveis, valorizando as potencialidades regionais, como biotecnologia, economia digital, turismo e setor agroflorestal. Também prevê a qualificação técnica de jovens e adultos, por meio de cursos, workshops e capacitações práticas, além de facilitar o acesso a recursos como internet de alta velocidade, espaços de coworking e laboratórios de inovação.

Tarifa de energia dos mais pobres será zerada. Você vai pagar essa conta
O texto do projeto ainda propõe a criação de hubs de inovação em municípios estratégicos, parcerias entre governo, setor privado e universidades, e programas de incentivo à economia criativa e digital. A implementação deverá contar com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), responsável por coordenar as ações e articular a captação de investimentos públicos e privados, inclusive com incentivos fiscais e recursos de fundos nacionais e internacionais.

ASSUNTOS: Amazonas