Amazonas registra 471 inscrições no alistamento militar feminino
Manaus/AM - O alistamento militar feminino no Amazonas, iniciado em 2 de janeiro de 2025, alcançou a marca de 471 candidaturas nos primeiros dois dias, conforme informações do Comando Militar do Amazonas. Destas, 408 foram registradas na capital, Manaus. Com esse desempenho, o estado ocupa a 4ª posição entre os 27 da federação em número de inscrições.
As interessadas podem realizar o alistamento de forma presencial nas Juntas de Serviço Militar ou de forma online, por meio do portal alistamento.eb.mil.br. O período de inscrição segue até o dia 30 de junho deste ano. Contudo, a incorporação das mulheres que se alistarem voluntariamente ocorrerá apenas em 2026.
Na cidade de Manaus, estão disponíveis 43 vagas para as alistadas. Entre as instituições militares que irão absorver as mulheres aprovadas estão o Hospital Militar de Manaus (HMAM), com 17 vagas, e o Colégio Militar de Manaus (CMM), com 26 vagas.
O processo de alistamento inclui a realização de testes físicos e laboratoriais, cuja presença é obrigatória. Atualmente, as Forças Armadas brasileiras contam com cerca de 37 mil mulheres, representando aproximadamente 10% do efetivo total.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas