Compartilhe este texto

Amazonas amplia monitoramento da qualidade do ar com sensores contra queimadas

Por Portal Do Holanda

22/08/2024 14h40 — em
Amazonas


Foto: Arthur Castro/Secom

Manaus/AM - O Governo do Amazonas intensificou o monitoramento da qualidade do ar devido ao aumento dos focos de queimadas na região. Desde junho, 48 municípios receberam sensores de qualidade do ar para antecipar e combater os incêndios, uma iniciativa apoiada pela Defesa Civil, Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Educação e Desporto (Seduc) e Universidade Estadual do Amazonas (UEA).

Os sensores foram adquiridos por meio da Rede de Proteção e Conservação da Biodiversidade por Tecnologias (Redt/AM), com investimento de US$ 500 mil, aproximadamente R$ 2,5 milhões, da Embaixada da Coreia do Sul e das empresas sul-coreanas Samsung e LG. 

O secretário de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, destacou que a parceria com a Embaixada da Coreia do Sul possibilitou a criação de um aplicativo que amplia o monitoramento para todo o Amazonas, especialmente durante a estiagem.

Foto: Arthur Castro/Secom

Os sensores são instalados em escolas estaduais ou em locais com acesso à internet e energia elétrica. Eles transmitem dados em tempo real para o aplicativo Selva, da UEA, que calcula o Índice de Qualidade do Ar e emite alertas para a Defesa Civil quando há alta concentração de poluentes. O objetivo é instalar sensores em todos os 62 municípios do Amazonas, criando uma rede abrangente de monitoramento da poluição atmosférica e melhorando a capacidade de resposta a emergências ambientais. 
 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas