Amazonas está na fase roxa com zero leitos na rede privada em Manaus
Manaus/AM - Após a reunião com a equipe do Ministério da Saúde, o Governo do Amazonas informou que o estado está na fase roxa das restrições contra a covid-19.
Segundo a diretora da Fundação de Vigilância em Saúde, Rosemary Pinto, informou que a rede privada está com 100% dos leitos ocupados, o que pressiona a rede pública de saúde já que as pessoas que não conseguem atendimento nesses hospitais particulares procuram atendimento nas unidades públicas.
94% dos leitos da rede pública estão ocupados e os óbitos por covid-19 cresceram 66% nos últimos 15 dias. O estado têm registrado em média 700 novos casos do novo coronavírus por dia e a única foram de prevenir e desafogar os hospitais é mantendo distanciamento social e usar máscara, além de lavar corretamente as mãos.
Rosemary alertou ainda para a higienização correta das máscaras. “Em todos os momentos usar a máscara e também higienizar corretamente. Não adianta a gente usar a mesma máscara por 3, 4 dias seguidos. Nós temos que trocar a máscara com uma frequência de 3 horas, pelo menos, seja máscara cirúrgicas ou de tecido. Essas medidas precisam ser acatadas e é hora de toda população se mobilizar para que nós evitemos o agravamento desses quadros e óbitos”, disse.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas