Amazonas faz parceria com Hospital Albert Einstein contra covid-19
Manaus/AM - Produzir e difundir conteúdos por meio de vídeos e cartilhas, abordando as principais demandas das unidades de saúde de cidades do interior do Amazonas faz parte da parceria que a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) firmou com a plataforma Covidlog do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), de São Paulo (SP). A ideia é que as informações elaboradas pelos especialistas da saúde possam ajudar com orientações e direcionamentos no enfrentamento ao novo coronavírus (covid-19).
A secretária executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Sedecti, Tatiana Schor, destaca que a parceria vem em um momento muito necessário no combate à doença no Amazonas.
"Nós, aqui do Amazonas, só temos a agradecer o apoio e por essa parceria junto ao Hospital Albert Einstein por meio da plataforma Covidlog, que vem em um momento imprescindível. A nossa ideia é fazer com que essa ação em conjunto seja permanente, pois saúde é uma área que sempre é essencial em todos os momentos, por isso, essa ajuda é de suma importância", reforça Tatiana Schor.
O médico Nelson Hamerschlak, hematologista e um dos idealizadores da plataforma Covidlog, considera a iniciativa uma importante parceria, que conta com a ajuda dos profissionais do HIAE, referência na área da saúde no Brasil.
"Acredito que a informação é a maior arma que temos hoje contra a Covid-19. O Covidlog é uma fonte confiável para profissionais da saúde", diz Hamerschlak.
A parceria com a Sedecti se dará por meio da distribuição dos conteúdos (vídeos e cartilhas) da plataforma Covidlog, que serão encaminhados para as áreas técnicas das Secretarias de Saúde dos municípios do interior do Amazonas.
Telessaúde Amazonas
Em um segundo momento, os conteúdos também serão disponibilizados para a Universidade do Estado do Amazonas, por meio do portal Telessaúde Amazonas (www.tessaudeam.org.br), que tem como um de seus objetivos melhorar a qualidade do atendimento da atenção básica do SUS (Sistema Único de Saúde) por meio da ampliação da capacitação das equipes de saúde da família através da tecnologia.
"A UEA coloca à disposição desta cooperação toda a sua expertise em difusão de conhecimentos, capacitações e assistência clínica especializada através do Polo de Telessaúde Amazonas, que tem ampla capilaridade e abrangência em todo o interior do estado do Amazonas, envolvendo 62 municípios e cinco aldeias indígenas", disse o reitor da UEA, Cleinaldo de Almeida Costa.
Veja também
ASSUNTOS: covid-19 manaus, hospital albert einstein, Parceria Covidlog, Sedecti, Amazonas