Compartilhe este texto

Amazonas ganha 50 respiradores para abertura de mais leitos em hospitais

Por Portal Do Holanda

30/12/2020 15h33 — em
Amazonas


Foto: Herick Pereira / Semcom

Manaus/AM - Foram entregues no Amazonas, nesta quarta-feira (30), 50 respiradores enviados pelo Governo Federal, para a ampliação de leitos destinados a pacientes vítimas do Coronavírus no estado. Somada a remessas anteriores, totaliza 150 respiradores ofertados pelo Ministério da Saúde.

Os 50 ventiladores entregues para a ampliação de leitos, segundo plano de contingência para o Período Sazonal da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), iniciado pelo Estado no início de novembro. Desde novembro, o MS já havia enviado ao Amazonas outros cem equipamentos.

Os novos respiradores irão reforçar o atendimento das unidades da rede e, ainda nesta quarta-feira, serão entregues aos Serviços de Pronto Atendimento (SPA) São Raimundo, Coroado, Zona Sul, Danilo Corrêa, Chapot Prevost e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) José Rodrigues. 

Os demais equipamentos serão distribuídos aos Hospitais e Prontos-Socorros da capital, no decorrer dos dias. Antes da distribuição, os equipamentos serão montados e calibrados pela equipe técnica da Secretaria de Saúde do Estado.

Aumento por fases

O plano prevê o aumento da oferta de leitos clínicos e de UTI nas unidades hospitalares do Estado por fases. Nesta quarta-feira, o Hospital Delphina Aziz colocou em funcionamento mais dez leitos de UTI, chegando a 150 leitos desse tipo e mais 234 leitos clínicos. Na terça-feira (29), o governador anunciou a abertura de 27 leitos, sendo 10 de UTI e 17 leitos clínicos, para pacientes com Covid-19, no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV).

O Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto iniciou também a reorganização de leitos para atender à crescente demanda de pacientes com suspeita de Covid-19. A unidade irá aumentar de 12 para 40 o número de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), triplicando a oferta. O quantitativo de leitos clínicos Covid também será ampliado de 16 para 42, um crescimento de 160%.

No final de semana, o Hospital Platão Araújo também já havia reorganizado os fluxos de atendimento da unidade, que se tornou referência para o atendimento de urgência e emergência para pacientes com Covid-19. Nesse intervalo, 119 leitos da unidade – 89 clínicos e 30 de terapia intensiva – foram transformados em leitos exclusivos para a Covid-19 e uma nova enfermaria com 31 leitos está sendo preparada para essa finalidade na unidade.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas