Amazonas possui hospital referência no tratamento de câncer
A utilização de equipamentos exclusivos na área, técnicas específicas de tratamento, uma equipe com profissionais especialistas e uma infraestrutura de alto padrão são apenas alguns dos diferenciais que tornam o Hospital Santa Júlia como referência no tratamento de câncer na região Norte.
Prova disso é que o Sistema Único de Saúde (SUS), do Ministério da Saúde, recentemente fez um convênio com o Hospital, que está recebendo pacientes encaminhados até mesmo pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECON).
Para firmar esse convênio, o Hospital Santa Júlia foi avaliado pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), órgão brasileiro vinculado ao Ministério da Saúde e à Secretaria de Atenção à Saúde.
“Receber um diagnóstico de câncer é complicado para qualquer pessoa, mas os pacientes precisam saber que não precisam sair do Amazonas para tratar a doença, já que aqui contam com os mais modernos equipamentos de diagnóstico e tratamento”, afirma a Diretora da Unidade de Oncologia do Hospital Santa Júlia, Dra. Elza Gonçalves.
Atualmente, o Santa Julia é o único hospital do Amazonas a contar com o sistema de gerenciamento em Radioterapia ARIA® 11 que, associado ao acelerador linear Clinac 600® com colimador multilâminas e sistema de planejamento Eclipse® 11, permite a entrega do tratamento tridimensional ao paciente de maneira mais rápida e segura. Antes de dar início à radioterapia com esse equipamento, uma equipe multidisciplinar do hospital faz uma criteriosa avaliação das lesões no paciente.
“O resultado, após a realização de uma tomografia computadorizada específica e planejamento da Radioterapia, é um tratamento personalizado e direcionado prioritariamente ao tumor, poupando ao máximo outras áreas sadias do corpo” diz Dra. Pollyanna Leite, médica Radio-Oncologista.
Já na primeira consulta, o paciente – e seus familiares – são atendidos por uma equipe multidisciplinar formada por um médico oncologista, enfermeira, assistente social e psicóloga.
O Hospital Santa Júlia possui uma das melhores infraestruturas para esses pacientes. Atualmente, são 24 especialistas – entre médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais – que atuam, exclusivamente, no tratamento de câncer. São oncologistas clínicos, oncologista pediatrica, radioterapeuta, cirurgiões oncológicos, hematologistas, mastologistas, enfermeiros, dentre outros profissionais.
Atualmente, o hospital dispõe de 170 leitos, sendo 20 exclusivos aos pacientes em tratamento de câncer, além de suporte de carro de emergência e uma sala de oxigênioterapia.
A Unidade de Oncologia tem capacidade para realizar 1500 sessões de radioterapia e 300 de quimioterapia por mês.
No último mês de agosto, o Hospital Santa Júlia confirmou ainda o certificado de Acreditação, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), e entrou para o seleto grupo de hospitais brasileiros com esse selo, que assegura excelência nos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Menos de 4% dos hospitais brasileiros possuem esse diferencial.
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que
levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e
por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É
auditado
pelo IVC e ComScore.
ASSUNTOS: Amazonas