Amazonas vai seguir protocolos do Conselho Nacional de Educação para retorno das aulas
Manaus/AM - O retorno das aulas presenciais nas escolas da rede estadual de ensino ainda não possuem data no Amazonas, mas a Secretaria de Estado de Educação e Desporto já está elaborando seus protocolos de Segurança e Saúde que serão adotados. Estes protocolas vão seguir as diretrizes definidas pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), anunciadas nesta semana.
No documento oficial, o Consed lista uma série de cuidados e orientações que devem ser seguidos pelas secretarias de Educação do País. O plano foi elaborado a partir da experiência de outros países que já retornaram às aulas presenciais e teve como base, ainda, propostas de protocolos criadas por estados que já se adiantaram nesse quesito.
“Apesar de não termos uma data definida para a volta às aulas presenciais, é importante que a Secretaria de Educação dê início à construção dos protocolos que esse retorno gradativo e escalonado requer. Já iniciamos o processo de escuta da rede estadual para entendermos também qual é nossa realidade ”, afirmou o secretário de Estado de Educação em exercício, Luis Fabian Barbosa.
Além das diretrizes do Consed, também serão incorporadas ao planejamento da secretaria experiências internacionais, recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e diretrizes de órgãos educacionais do Brasil e do mundo, como é o caso do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); World Bank Group; e do movimento nacional “Todos pela Educação”.
Todos esses documentos já estão disponíveis no site oficial da Secretaria de Educação, por meio do link https://bit.ly/3fAj6Io.
Veja também
ASSUNTOS: aulas presenciais amazonas, Consed, coronavírus amazonas, covid-19 amazonas, escolas amazonas, Manaus, pandemia amazonas, Seduc Amazonas, volta às aulas, Amazonas