Amazonense representa o Estado em simulação do G20 para jovens líderes
Manaus/AM - Com apenas 12 anos, a jovem Dinah Sousa vai representar o Amazonas em uma exposição aberta no Rio de Janeiro. De 14 a 21 de novembro, a edtech Edify Education fará uma exposição aberta, no Shopping Leblon, com recado de 20 jovens brasileiros aos líderes do G20.
Totens espalhados pelo shopping contam o que eles tem a dizer sobre clima. A mostra “G20: o futuro pelo olhar do jovens” faz parte do projeto Empatia 2024, promovido pela Edify Education, suas escolas parceiras e a ONG Engajamundo, que reúne estudantes de escolas de várias partes do país para uma simulação da Cúpula do G20. A exposição promove a voz de uma geração jovem, que já se preocupa e se engaja com o futuro do planeta.
Dinah nasceu em Manaus, no Amazonas. Filha de servidores públicos – seu pai é especialista em TI no Ministério Público do Amazonas, enquanto sua mãe é pesquisadora em saúde pública na Fiocruz Amazônia – a jovem cresceu em um ambiente familiar onde as refeições são momentos de conversa e aprendizado. Nessas ocasiões, Dinah teve a oportunidade de participar ativamente das discussões sobre temas variados, o que despertou sua curiosidade e sua vontade de entender melhor o mundo ao seu redor.
Aluna do Centro Educacional Adalberto Valle, ela pretende levar para o evento o debate sobre projetos e atividades ao ar livre para envolver crianças e outras pessoas, para que possam sentir e valorizar a natureza da mesma forma que ela.
“Sinto uma conexão profunda com a natureza ao nadar nos rios, fazer trilhas e estar cercado pelas árvores perto de casa. Vejo que as mudanças climáticas vêm afetando rapidamente o ambiente que sempre fez parte da minha vida. O calor aumenta a cada dia, e os rios onde cresci brincando estão secando, com os níveis de água alarmantemente baixos — algo que nem meus avós ou pais presenciaram. A cidade também tem sido invadida por fumaça, e há uma sensação de descaso quanto a isso. Para mim, essas mudanças são palpáveis, mas entendo que outras pessoas podem não sentir o impacto de forma tão direta,” declara Dinah
O Empatia 2024 será a primeira experiência de Dinah, assim como os demais jovens representando o seu Estado.
“Enquanto educadores, queremos formar indivíduos completos e preparados para a construção de um futuro cada dia melhor. Esta exposição leva uma pauta atual, trabalhada em sala de aula, através da língua inglesa - o clima e o meio ambiente - para fora das escolas, ampliando a voz dos alunos e envolvendo o público em geral nos questionamentos e anseios dos jovens", explica Marina Dalbem, co-CEO da Edify Education.
ASSUNTOS: Amazonas