Apagão no Amazonas causa falta d'água em Manaus

ouça este conteúdo
|
readme
|
Manaus/AM – Um apagão que atingiu todo o estado do Amazonas na noite de quarta-feira (2), o terceiro em menos de um mês, deixou Manaus e municípios do interior sem energia por mais de três horas, impactando diretamente o sistema de abastecimento de água. A Amazonas Energia informou que o fornecimento de energia foi totalmente restabelecido após 3 horas e 40 minutos.
Falta d'água generalizada

Amigos e lobos na disputa pelo governo do Amazonas
A Águas de Manaus informou que o apagão afetou todo o sistema de tratamento e distribuição de água da cidade. Todas as regiões de Manaus podem apresentar oscilações ou falta d'água, e o serviço será normalizado gradativamente ao longo do dia. A falta de energia impactou o funcionamento das estações de tratamento, prejudicando o abastecimento em toda a capital e em cidades do interior.
Histórico de apagões
Este é o terceiro apagão em menos de um mês no Amazonas. No dia 27 de março, uma falha na linha de transmissão de 230 kV Lechuga-Manaus deixou várias áreas sem energia. No dia 7 de março, uma falha na linha de 500 kV Jurupari-Silves causou um apagão generalizado que durou mais de seis horas em alguns pontos.
A recorrência dos apagões tem gerado preocupação entre os moradores, que sofrem com a interrupção de serviços essenciais como energia elétrica e água. A população cobra medidas das autoridades para garantir a estabilidade do fornecimento de energia no estado.
De acordo com a concessionária, o apagão ocorrido na noite de quarta-feira (2), foi causado pelo desligamento da linha de transmissão de 500 kV Jurupari-Oriximiná, parte do Sistema Interligado Nacional (SIN), às 22h06. A retomada gradual da carga começou às 22h54, autorizada pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), e a energia foi totalmente restabelecida por volta das 1h46.

ASSUNTOS: Amazonas