Após alagamento, aeroporto de Manaus explica que operações não foram impactadas
Manaus/AM - O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes esclareceu que a área interditada nas recentes imagens registradas nesta segunda-feira (30) pelo Portal do Holanda está relacionada a obras em andamento, e não ao alagamento causado pela forte chuva que atingiu a capital na última semana.
Procurada pelo Portal, a assessoria do aeroporto explicou o problema causado pela chuva da última terça-feira (24) foi resolvido no mesmo dia, sem necessidade de fechamento de qualquer outra área. Durante o incidente, um trecho do aeroporto foi fortemente alagado, mas, segundo a equipe de manutenção, a situação foi rapidamente contida, sem impactar as operações de voos ou o atendimento aos passageiros.
Já a área que foi isolada não tem ligação com a chuva e está assim há meses devido a uma reestruturação do local, seguindo o novo projeto de layout do aeroporto.
Nesta segunda-feira (30), a equipe do Portal do Holanda esteve no Aeroporto para verificar se ações foram adotadas para prevenir novos alagamentos. No entanto, o local foi encontrado sem informações claras sobre as medidas tomadas.
Apesar do aumento no fluxo de passageiros – mais de 620 mil pessoas passaram pelo aeroporto no segundo trimestre de 2023, um crescimento de 3,7% em relação a 2022, de acordo com o relatório global de tráfego da VINCI Airports – a estrutura do aeroporto continua insuficiente para um lugar com capacidade para voos internacionais. Alagamentos e vazamentos em épocas de chuvas são frequentes. Em 2023, as goteiras geraram várias queixas de passageiros, que também criticaram a falta de climatização adequada. Em 2014, partes do teto chegaram a ceder durante uma chuva intensa.
Concedido ao grupo francês VINCI Airports em 2021, o aeroporto deveria passar por melhorias, mas problemas persistem. Além dos alagamentos, as áreas de embarque são insuficientes para a demanda nos horários de pico, com filas desorganizadas e falta de assentos. A área de desembarque, apesar de ampla, carece de conforto, e os banheiros não atendem à demanda de voos maiores, reforçando a precariedade do terminal.
Confira a nota do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes:
"O aeroporto informa que, na última terça-feira (24), em decorrência das fortes chuvas, houve um rompimento pontual no sistema de drenagem de águas pluviais, prontamente solucionado, no mesmo dia, pelas equipes de manutenção. Todas as providências necessárias foram tomadas, assegurando o pleno funcionamento das operações no terminal de passageiros. Ressaltamos que pousos e decolagens não sofreram interrupções.
O aeroporto destaca ainda que segue investindo continuamente na melhoria de sua infraestrutura, reafirmando seu compromisso em oferecer mais qualidade e conforto aos passageiros.".
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas