Após caso de dengue do sorotipo 3, Saúde alerta população sobre prevenção no Amazonas
Manaus/AM – A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-RCP) alertam para a necessidade de intensificar a vigilância no combate às arboviroses dengue, zika e chikungunya.
Nesta quinta-feira (10), foi divulgado um caso recente de dengue do sorotipo 3, que não era registrado desde 2009. O paciente, residente em Manaus, apresenta sintomas típicos e está em monitoramento, recebendo alta médica.
A FVS-RCP recomenda a ampliação da notificação e coleta de amostras para exames de dengue e outras arboviroses, além da continuidade da educação em saúde sobre medidas de prevenção. A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, enfatiza a importância da prevenção.
O Amazonas registrou 6.191 casos de dengue, com a maioria sendo causada pelo sorotipo DENV-2. Em 2023, foram confirmados 5.238 casos. O Ministério da Saúde lançou a campanha "Tem 10 minutinhos?", incentivando a população a adotar medidas simples de prevenção, como eliminar criadouros do Aedes aegypti.
ASSUNTOS: Amazonas