Áudio fake sobre fechamento de supermercados gera desespero em Manaus
Manaus/AM - Mensagens com informações falsas que circulam pelo WhatsApp continuam causando danos à população. Neste sábado (23) um áudio fake causou pânico e aglomeração nos supermercados de Manaus, em meio à crise de oxigênio e falta de leitos nos hospitais do Amazonas.
No áudio compartilhado massivamente no Whatsapp, a voz de um homem, afirma: “Supermercado vai fechar, vai ficar só por delivery, então achava bom correr logo, fazer pedido das coisas que vocês vão fazer pedido, pra deixar estocado logo, porque se pedir por exemplo segunda-feira, só vai chegar depois de uma semana ou 10 dias. Então não tem que ir pra supermercado não, acho que vai ter uma correria. Mas vai parar geral, tão dizendo que vai parar ônibus, vai parar tudo.”.
O Governo do Amazonas, que deve se pronunciar acerca de um possível lockdown ainda neste sábado, negou a informação dita no áudio. “Notícia falsa. Essa afirmação é MENTIROSA. NÃO há decisão de fechamento total de supermercados ou desabastecimento de alimentos. Fique atento. Compartilhar fake news é crime.”.
Esse áudio pode ter contribuído para a formação de filas gigantescas nos supermercados na manhã de hoje, somado ao fato de que na sexta-feira, a Procuradoria Geral da República (PGR) recomendou ao Governo do Amazonas que adote medidas mais severas de isolamento para conter o avanço da Covid-19 no estado. No documento, a procuradoria detalha que as medidas adotadas pelo governador Wilson Lima, atualmente, não estão sendo eficazes no avanço da doença e de internações.
Atualmente, o Amazonas está em toque de recolher das 19h às 6h, e possui restrição de comércio de atividades não essenciais, academias, marinas, além de proibição de transporte intermunicipal fluvial e terrestre. .
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas