Auxílio estadual de R$ 200 do ‘Apoio ao Cidadão’ depende do CadÚnico, diz Seas
Manaus/AM – O governo estadual emitiu, neste domingo, dia 19, nota de esclarecimento sobre os 50 mil cartões que serão entregues pelo programa estadual ‘Apoio ao Cidadão’, sendo 25 mil na capital e 25 no interior. A nota diz respeito à origem dos dados usados para gerar os cartões que foram extraídos do CadÚnico.
Emitida pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), a nota informa que a lista com nomes dos beneficiários do Programa “Apoio Cidadão” foi gerada a partir dos dados do Cadastro Único (CadÚnico), plataforma que reúne os perfis de cidadãos e famílias em situação de vulnerabilidade em todo o Brasil. O CadÚnico é a porta de entrada para que Governo Federal, Estados e municípios concedam qualquer benefício às pessoas em situação de vulnerabilidade.”
Conforme o documento, “cabe aos municípios atualizar esta base de dados. alimentando o sistema com informações apuradas e checadas para evitar inconsistências. Dessa forma, a Seas informa que o beneficiário que está na lista e cujo perfil de renda não se enquadre mais na situação de extrema pobreza, não poderá fazer uso do benefício, sob pena de ter que ressarcir o recurso aos cofres públicos.”
“Os municípios têm, ainda, autonomia para analisar e filtrar quais pessoas são realmente elegíveis ao benefício, conforme perfil de situação de extrema pobreza. A Seas também informa que está discutindo com secretarias municipais a melhor forma de atender as famílias que precisarão de atualização no cadastro”, finaliza a nota do governo.
Veja também
ASSUNTOS: Auxílio estadual de R$ 200, COVID-19, Dados do CadÚnico, Seas, Amazonas, Coronavírus