Barco hospital viabilizado pelo MPT realiza consultas e exames em Manaus
Com122 atendimentos médicos, 12 procedimentos cirúrgicos e dermatológicos, 15 ultrassom, 15 Raio-X, 235 exames laboratoriais, 11 eletrocardiograma, 5 mamografias, 22 atendimentos odontológicos e a oferta de 115 refeições, o Barco Hospital São João XXIII, viabilizado pelo Ministério Público do Trabalho no Amazonas (MPT-AM) começou a operar ontem (8), no Porto de São Raimundo.
A compra do barco, adaptação e aquisição de todos os equipamentos, além do custeio para as 10 primeiras expedições de atendimento, são resultado de multas aplicadas por descumprimento da legislação trabalhista pelo MPT no Amazonas na ordem de mais de R$ 17 milhões.
O barco hospital é uma unidade hospitalar fluvial de 56 metros de comprimento, 15 de largura e 4 pavimentos, constituído de 14 leitos, 3 salas cirúrgicas para procedimentos de baixa e média complexidade, totalmente equipadas (cirurgia geral, videocirurgia, oftalmológica), 1 consultório oftalmológico, 1 consultório odontológico, 1 sala de ultrassom, 1 sala de mamografia, 1 sala de Raio-X, 1 sala de eletrocardiograma e 1 posto de enfermagem.
É dotado, ainda, de toda retaguarda necessária de apoio à produção, como central de material esterilizado, data center, laboratório, farmácia, sala de coleta e triagem.
Há, também, as estruturas de áreas comuns, como banheiros, elevador, cozinha, camarotes e salas administrativas. Como apoio, dispõe de 2 ambulanchas, que serão utilizadas para visitas domiciliares, remoção de pacientes, deslocamento de suprimentos e planejamento das expedições junto às comunidades ribeirinhas, além de possíveis encaminhamentos de urgência para alta complexidade.
O barco foi inaugurado no último sábado, com a celebração de uma missa, com a presença do arcebispo de Manaus, Cardeal Dom Leonardo Steiner, de Wilson Lima, governador do Estado do Amazonas, Ivana Auxiliadora Mendonça Santos, subprocuradora Geral do Trabalho (PGT), desembargador João de Jesus Abdala Simões, Presidente do TRE/AM, desembargador do Trabalho, Audaliphal Hildebrando da Silva, presidente do TRT11, Alzira Melo Costa, procuradora-Chefe do MPT-AM/RR, Mauro Campbel, Ministro do Tribunal Superior de Justiça e Corregedor do STJ, entre outras autoridades.
O Procurador Regional do Trabalho (MPT-AM/RR), Jorsinei Dourado do Nascimento, fez um retrospecto da jornada da construção, adaptação, equipagem e financiamento de 10 expedições do Barco Hospital São João XXIII e conclamou aos empresários e governantes presentes a participarem ativamente do projeto, fazendo com que o seja o “início de um novo modelo de política pública a ser implementado, na área da saúde, em nosso Estado”.
Para ele o empreendimento tem como missão ir ao encontro daqueles que mais necessitam, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, em comunidades tradicionais de nosso Estado, para prestar-lhes um serviço de saúde de qualidade, com uma estrutura tecnológica de ponta e moderna. “Além disso, o Barco levará amor, cuidado, respeito e, sobretudo, dignidade para todos os cidadãos de nosso Estado”, disse Jorsinei.
ASSUNTOS: Amazonas