Compartilhe este texto

Braga protesta contra MP da carteira verde e amarela: 'retira direitos do trabalhador em plena pandemia'

Por Portal Do Holanda

17/04/2020 18h22 — em
Amazonas



 

 

Manaus/AM -  Na sessão plenária remota do Senado, realizada nesta sexta-feira (17), o senador Eduardo Braga (MDB/AM) engrossou o coro dos contrários à votação da Medida Provisória 905/2019, conhecida como MP do Contrato Verde e Amarelo, por entender que a matéria retira direitos trabalhistas e que os esforços do Poder Legislativo, neste momento, devem estar voltados às ações de combate à Covid-19.

"Essa MP retira direitos do trabalhador brasileiro. A modernização da lei trabalhista é necessária, mas reforma  retirando direitos, em plena pandemia, o MDB não apoia", disse Eduardo, que é líder do partido na Casa. "É uma minirreforma trabalhista apresentada no ano passado. Portanto, fora do período de pandemia. Precisamos avaliar e discutir largamente essa matéria quando tudo que estamos vivendo já tiver passado", acrescentou. 


Alerta laranja

Na mesma reunião virtual, o parlamentar amazonense afirmou que "não conversa bem com a democracia" a postura do presidente Jair Bolsonaro ao dizer que tem dados de inteligência de plano de Maia, Doria e STF contra ele, segundo a edição desta sexta da Folha de S.Paulo. "Uma acusação como essa, sem apresentação de provas, acende um alerta laranja para a democracia brasileira", declarou. "Faço questão de, em nome do MDB, rechaçar e repudiar esse tipo de conduta sem que se apresentem provas e sem que se esclareçam, no Estado democrático de direito, os instrumentos e as ferramentas utilizadas para tais afirmações", completou. 

Orçamento de Guerra

Na apreciação, em segundo turno, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 10/2020, conhecida como "Orçamento de Guerra", o parlamentar reiterou voto favorável à matéria, mas reforçou a opinião contrária à decisão da maioria dos senadores de incluir as debêntures entre os títulos que o Banco Central poderá negociar no mercado secundário, por meio de bancos e fundos de investimento.

"Esse tipo de operação não deveria ser realizada pelo BC, mas pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Essa instituição é um instrumento fundamental para o desenvolvimento do Brasil", disse Eduardo, que destacou a larga experiência do BNDESPar no ramo. Trata-se do braço de participações societárias do BNDES. 

O texto da PEC, que facilita a execução dos gastos do governo para o combate à pandemia de coronavírus, foi aprovado por 63 votos favoráveis e 15 contrários. Ele contempla emendas do parlamentar amazonense que definem critérios de transparência a serem adotados pelo Banco Central ao negociar títulos privados, a exemplo de carteiras de créditos e  certificados de depósitos bancários (CDBs), no mercado secundário.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, Brasil, carteira verde amarela, contrato verde e amarelo, Eduardo Braga, Manaus, MP Verde Amarela, Amazonas

+ Amazonas