Brigadistas reforçam o combate às queimadas em cinco municípios do Amazonas
Manaus/AM - Cerca de 85 brigadistas foram contratados pelo Governo do Amazonas para intensificar o combate às queimadas no sul do estado. As equipes, compostas por 17 brigadistas em cada um dos cinco municípios prioritários—Apuí, Lábrea, Humaitá, Novo Aripuanã e Boca do Acre—já estão em ação. Essas localidades concentram o maior número de focos de incêndio no estado.
Os brigadistas passaram por capacitação com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) em junho. Os municípios selecionados são responsáveis por mais de 65,99% dos focos de incêndio registrados em 2024, conforme o Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento e às Queimadas (PPCDQ-AM).
De acordo com a secretária da Sema em exercício, Raquel Said, o adiantamento dos recursos é uma medida preventiva devido à antecipação da estiagem. O comandante-geral do CBMAM, coronel Alexandre Freitas, ressaltou que o reforço dos brigadistas amplia a capacidade operacional dos bombeiros, permitindo uma resposta mais ágil aos incêndios e a prevenção da propagação das chamas.
Os brigadistas receberão uma bolsa-auxílio por 10 meses e atuarão em conjunto com as prefeituras e o Corpo de Bombeiros. Em outubro, está prevista a contratação de mais 68 brigadistas para os municípios de Canutama, Maués, Manicoré e Tapauá, totalizando 153 profissionais no combate aos incêndios.
ASSUNTOS: Amazonas