Caixa financia cobertura da Arena da Amazônia produzida em Portugal
Com 56% da obra construída, a obra da Arena da Amazônia entra na fase final de lançamento das arquibancadas superiores e já se prepara para a montagem da cobertura e fachada, prevista para iniciar em maio. Em Portugal, as primeiras estruturas metálicas estão prontas para serem embarcadas para o Brasil no próximo mês.
O financiamento das estruturas será feito pela Caixa Econômica Federal e não mais pelo banco do governo alemão KFW. A alteração da fonte de financiamento foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Amazonas a pedido do Governo do Estado.
Isso vai permitir que o Governo do Amazonas redirecione o financiamento ao banco brasileiro, uma vez que a cobertura metálica está sendo produzida em Portugal, pela metalúrgica Martifer e não na Alemanha. “O empréstimo do banco alemão poderia ser usado se o serviço fosse feito pela metalúrgica alemã, mas a empresa não conseguiu assumir o compromisso de entregar a cobertura no prazo requerido por nós”, explicou o coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa, Miguel Capobiango Neto.
De acordo com o coordenador, após pesquisas com outras empresas, a metalúrgica portuguesa, que já participou no Brasil da construção dos estádios de Fortaleza, Salvador e Porto Alegre, foi a que apresentou as condições necessárias para assumir e cumprir o contrato. “Nossa preocupação não era somente com a qualidade técnica, mas também com a capacidade de a empresa entregar a cobertura a tempo”, destacou o coordenador.
ASSUNTOS: Amazonas, Arena da Amazônia, caixa, cobertura, estruturas, fachada, financia, Manaus, Manaus, Amazonas