Campanha de Combate às Hepatites Virais inicia na próxima sexta
Manaus/AM - Na próxima sexta-feira(8), inicia a Campanha de Combate às Hepatites Virais em alusão ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais em 28 de julho. No Amazonas, entre os anos de 2001 e 2015, foram registrados 14.338 casos da doença.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, destaca que as hepatites virais são doenças silenciosas, o que pode levar o paciente a descobrir a infecção em estágio já avançado “Além disso, o Amazonas é área endêmica para hepatites, exigindo que nossa vigilância seja permanente para viabilizar o diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento” afirmou.
Segundo o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, serão ofertados 41.800 testes rápidos para Hepatite B e 41.800 para o tipo C da doença, nos serviços de saúde e nas instituições parceiras, na capital e no interior.
As Hepatites podem ser causadas pelos vírus do tipo A, B, C, D e E e comprometem o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Silvana Lima destaca que os tipos considerados mais graves – B, C e D – podem ser transmitidos por meio da relação sexual desprotegida, transfusão de sangue e derivados contaminados, uso de drogas, compartilhamento de seringas agulhas, escova de dentes, lâmina de barbear e outros objetos, aleitamento materno e transmissão vertical (de mãe para o bebê, durante o parto).
ASSUNTOS: Amazonas, hepatites, Manaus, saúde, Amazonas