Campanha de vacinação contra gripe será encerrada dia 9 de junho em Manaus
Manaus ultrapassou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde de vacinar 90% do grupo prioritário, alcançando 97,91% das pessoas incluídas no público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.
Os pais que ainda não levaram as crianças de seis meses a menores de cinco anos às unidades de saúde e, ainda, as gestantes não vacinadas, devem procurar uma das 182 salas de vacina, até o dia 9 de junho, quando a campanha será encerrada na capital.
“O vírus influenza está relacionado a uma série de complicações, como pneumonia e doenças cardíacas. Então, os pais não devem deixar de proteger seus filhos contra essas doenças, assim como as grávidas. Ao tomar a vacina, diminuem os quadros mais graves relacionados com internações e morte”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, acrescentando que a vacinação dos grupos prioritários diminui a circulação do agente infeccioso e evita que ele seja transmitido para as pessoas ao redor.
Quem trabalha fora e não tem tempo de tomar a vacina e nem de levar os filhos ou familiares, pode procurar uma das dez unidades de saúde de horário ampliado, que funcionam de segunda a sexta, das 7h às 21h, e aos sábados das 7h às 12h.
Devem se vacinar os idosos com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores de saúde, os povos indígenas (aldeados e assistidos pela Sesai), as crianças na faixa-etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional e professores das escolas públicas e privadas.
Vale ressaltar que portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais deverão apresentar o laudo médico, receita, carteirinhas dos programas de saúde, prescrição médica ou outro documento que comprove a sua condição clínica para receber o imunobiológico, assim como, os professores também deverão apresentar documentos (crachá, contracheque ou outro documento) que comprove a profissão.
UBSs de horário ampliado
Distrito Leste
UBS Leonor Brilhante – Rua Autaz Mirim, s/n – Tancredo Neves;
UBS Alfredo Campos – Rua André Araújo, s/n – Zumbi II;
UBS José Amazonas Palhano – Rua Antonio Matias.
Distrito Norte
UBS Augias Gadelha – Rua A, n º 15 – Cidade Nova I;
USA Sálvio Belota – Rua das Samambaias, nº 786 – Santa Etelvina;
USA Balbina Mestrinho – Rua 17, nº. 170 – Cidade Nova (Núcleo III).
Distrito Sul
UBS DRº José Rayol – Av. Constantino Nery, s/n-Conjunto Chapada/Flores;
UBS Morro da Liberdade – Rua São Benedito, s/n-Morro da Liberdade.
Distrito Oeste
UBS Leonor de Freitas - Av. Brasil, s/n- Compensa II;
UBS Deodato de Miranda Leão – Av. Presidente Dutra, s/n – Glória.
ASSUNTOS: Amazonas