Compartilhe este texto

Caso Dom e Bruno: Pedido para levar réu a júri popular é negado

Por Portal Do Holanda

29/01/2025 20h48 — em
Amazonas


Foto: Divulgação/PF
Foto: Divulgação/PF
ouça este conteúdo

Manaus/AM -  O recurso do Ministério Público Federal (MPF) que pedia que Oseney Araújo fosse levado a júri popular pelas mortes de Dominic Phillips e Bruno Pereira, foi negado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).

Bruno Pereira e Dominic Phillips / Foto: Divulgação

Bruno Pereira e Dominic Phillips / Foto: Divulgação

O indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips desapareceram durante uma expedição no Vale do Javari, nas proximidades de Atalaia do Norte. As vítimas foram vistas pela última vez no dia 5 de junho de 2023 e seus restos mortais foram encontrados no dia 15 do mesmo mês.

Conforme a decisão assinada pela desembargadora Gilda Sigmaringa, as provas do MPF e os depoimentos das testemunhas não são suficientes para levar Oseney a júri popular. 

Segundo as informações do inquérito da Polícia Federal (PF), Oseney entrou no barco de seu irmão, o também réu pelo crime Amarildo da Costa Oliveira, armado com uma espingarda calibre 16. Os dois teriam seguido Dom e Bruno no dia em que ambos desapareceram. A polícia apreendeu cartuchos de arma de fogo com Oseney.

“Deve haver um conjunto mínimo de provas a autorizar um juízo de probabilidade da autoria ou da participação, o que não se constata na presente hipótese, pois os depoimentos testemunhais não colocam acusada na cena do crime, mas apenas indicam que ela estava presente no momento anterior ao delito”, diz a decisão. 

Atualmente, Oseney responde ao processo em liberdade.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas