Casos de malária registram 30% de quedas no Amazonas
Manaus/Am - O Amazonas registrou uma redução de 30% no número de casos de malária, no primeiro semestre deste ano (de janeiro a junho), de acordo com balanço do Ministério da Saúde (MS). Foram 23.214 casos notificados, contra 33.128 registrados no mesmo período de 2015. A Amazônia Legal, considerada área endêmica da doença e onde concentram-se 99,93% dos casos, apresentou queda geral de 4%. A diminuição do número de casos na Amazônia Legal também foi registrada em Mato Grosso, com 26% e Amapá, com 11%.
O secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, explica que várias medidas foram adotadas pelo Governo do Estado, no ano passado e início deste ano, no sentido de fortalecer as ações de controle da malária nos municípios endêmicos no Amazonas. Ele observa que o Governo investiu aproximadamente de R$ 4,2 milhões, em 2015, nas ações de combate e controle da doença. “Ultrapassamos a meta que estabelecemos, de atingir o patamar de 20% de redução nos casos da doença. Isso é resultado, também, do comprometimento e parceria dos municípios, além do apoio da população”, afirmou.
O diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Bernardino Albuquerque, destaca, em especial, as ações desenvolvidas nos municípios do interior, junto às comunidades rurais. “A redução dos casos de malária no Amazonas segue uma tendência de declínio da doença no estado, que tem contado com investimentos para aquisição de equipamentos, material permanente e insumos. Além disso, o estado iniciou a estratégia de instalação de mosquiteiros impregnados de inseticidas, que impedem a ação dos mosquitos nas residências amazônicas", ressaltou.
ASSUNTOS: Amazonas, indices, malária, Manaus, redução, Amazonas