Compartilhe este texto

Cerca de 50 mil operários voltam ao trabalho na Zona Franca de Manaus

Por Portal Do Holanda

02/05/2020 11h12 — em
Amazonas


Foto: Reprodução

Cerca de 50 mil trabalhadores da Zona Franca de Manaus devem voltar às atividades nas fábricas, nesta semana, apesar da alta de casos de novos coronavírus na cidade. Outros 35 mil retornarão ao polo industrial nos próximos 20 dias.

Segundo o UOL, as informações sobre a retomada do trabalho na Zona Franca foram confirmadas pelo Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas, Cieam (Centro das Indústrias do Amazonas) e Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus).

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Valdemir Santana, declarou que os trabalhadores voltaram às atividades com adequação de medidas de segurança.

"Aumentaram o número de rotas para ter menos gente nos ônibus, horários diferentes nos refeitórios, aumentaram turnos para diminuir o número de pessoas aglomeradas e passaram a dar uma série de orientações aos trabalhadores sobre os cuidados preventivos para a doença".

O presidente do Cieam (Centro das Indústrias do Estado do Amazonas), Wilson Périco, declarou que as medidas de proteção para os trabalhadores foram adotadas antes mesmo de as empresas suspenderem as atividades no final de março.

"As medidas com relação à pandemia foram tomadas desde março. E a suspensão, antecipação de férias e banco de horas ocorreram por conta do fechamento do comercio e o que isso traz às empresas: dificuldade de escoar suas produções."

O Amazonas tem a maior taxa de incidência da covid-19 no país. De acordo com o último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, são 4.723 casos confirmados e 476 mortes no estado.

A capital do Amazonas sofre um colapso funerário e seu sistema público de saúde. Mais de 2.400 corpos foram enterrados nos cemitérios públicos da cidade durante o mês de abril, número quase três vezes maior do que o registrado no mesmo mês em 2019.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: coronavírus Manaus, covid-19 amazonas, trabalhadores, volta ao trabalho, zona franca de manaus, Amazonas

+ Amazonas