Chuvas devem aumentar no Amazonas ainda em outubro
Manaus/AM - O Brasil deve registrar o maior volume de chuva dos últimos seis meses nos próximos dias, depois de ter passado por um longo período de calor e tempo seco, incluindo no Amazonas, que registrou a maior seca da história.
A chegada das chuvas mais constantes já ocorre neste mês de outubro, na faixa entre Paraná e São Paulo, passando pelo sul de Goiás e se estendendo até boa parte do Amazonas e o Acre.
Em novembro, as precipitações aumentam no Sudeste e do Centro-oeste, chegando também ao norte do Amazonas, Roraima e no sul do Pará. O sul da Bahia, Tocantins e Pará, devem receber de volta as chuvas em dezembro, proporcionando um alívio ao período de seca.
De acordo com o Inmet, uma nova frente fria que deve conseguir avançar mais pelo continente também vai contribuir para a manutenção dessas chuvas e causar instablidade no tempo da região Sudeste, principalmente.
Neste sábado (12), o estado de São Paulo recebeu um temporal com vento a mais de 100km/h, deixando 1,7 milhão de pessoas sem energia e sete mortos. As mortes ocorreram em Bauru (3), São Paulo (1), Cotia (2) e Diadema (1).
La Niña atrasado
A probabilidade de ocorrência do La Niña, caracterizado pelo esfriamento das águas do Pacífico, até novembro de 2024, foi revisada de 71% para 60%, segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA). O fenômeno, que deveria ocorrer em agosto, agora é esperado para a primavera, e com fraca intensidade.
ASSUNTOS: Amazonas