Compartilhe este texto

CMM nega pedido de urgência para análise de reajuste salarial de professores

Por Portal Do Holanda

03/04/2024 16h03 — em
Amazonas


Foto: Reprodução / Youtube / TV CMM

Manaus/AM - Com 19 votos a favor e 18 contra, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) reprovou, nesta quarta-feira (3), o pedido de urgência para analisar o Projeto de Lei nº 201/24, que determina o reajuste salarial de 1,25% aos professores da capital. 

O reajuste, apresentado pela Prefeitura de Manaus, foi criticado pela oposição e por representantes sindicais da categoria. Segundo os vereadores, é preciso que o projeto seja melhor discutido, com mais tempo. 

"Esse reajuste será retroativo. Se a gente votar hoje ou daqui a dez dias, ou daqui 15 dias, vai dar no mesmo para os professores, para os profissionais da educação. Nós precisamos ganhar o mínimo de tempo. Votar em regime de urgência fará com que esse parlamento discuta uma única vez sobre um assunto tão importante e que incomoda tanto a categoria”, declarou o vereador de oposição Marcelo Serafim (PSB). 

O líder do prefeito David Almeida (Avante) na CMM, vereador Eduardo Alfaia (sem partido), criticou a forma como a oposição está tratando o projeto. Ele esclarece que o reajuste salarial dos professores não se resume a um aumento apenas de 1,25% e que em junho deste ano, o Executivo enviará à CMM um novo projeto com a segunda parte da recomposição.  

"Nós estamos aprovando esse projeto para cumprir essa lei, que é a primeira etapa da primeira recomposição salarial dos servidores, tanto da educação quanto da saúde. Teremos em junho, que é o que estabelece a própria lei. Ela determina que em 1º de junho tenhamos uma segunda recomposição salarial e o segundo pagamento de data base. Então, esse valor é menor porque está sendo fracionado”, disse Alfaia. 

Uma vez reprovado o pedido de urgência, a matéria seguirá agora pelas comissões da CMM, com mais tempo para ser discutida e alterada, se for o caso. 

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas