Compartilhe este texto

Com 36,3 mil casos, FVS reforça prevenção de malária no Amazonas

Por Portal Do Holanda

23/08/2024 15h35 — em
Amazonas


Foto: Antônio Lima/Secom

Manaus/AM - A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) divulgou dados atualizados sobre os casos de malária no estado. O cenário epidemiológico da doença manteve-se estável desde o mês de maio de 2024, variando entre 5,3 mil a 5,9 mil casos mensais, considerando o atual curso do período sazonal, de junho até outubro, Mesmo com a estabilidade, a fundação reforça a necessidade de prevenção e controle da doença.

Entre as principais estratégias de prevenção à malária está o uso de mosquiteiro impregnado com inseticida, insumo encaminhado pelo Ministério da Saúde e distribuído aos municípios pela FVS, por meio das secretarias municipais de saúde, às localidades com maior circulação do mosquito Anofelino, vetor da doença.

Além disso, recomendações de prevenção incluem uso de repelente, evitar contato com o mosquito em áreas de mata ou rios nos horários entre o anoitecer e amanhecer. Diante da presença de agentes de endemias, autorizar a borrifação da casa para controle dos mosquitos.

A malária é uma doença transmitida pela picada do mosquito infectado, e pode causar sintomas como febre alta, calafrios, suor excessivo, dor de cabeça e no corpo.

A gerente de malária e outros hemoparasitas no Departamento de Vigilância Ambiental da FVS, Myrna Barata, reforça a importância do diagnóstico oportuno e do tratamento adequado. “Ao apresentar sintomas de malária, é fundamental que a pessoa busque imediatamente o serviço de saúde mais próximo da residência e siga rigorosamente o tratamento até o fim. Abandonar o tratamento pode resultar em complicações graves, bem como se manter como fonte de infecção para o mosquito e manutenção da doença na localidade”, explica Myrna.

A FVS segue com ações de prevenção e controle da malária em todo o estado, como a distribuição de mosquiteiros impregnados, campanhas educativas e a disponibilização de tratamento gratuito em toda a rede de saúde, por meio das secretarias municipais de saúde.

“Se houver sintomas suspeitos para a malária e, nos últimos 15 dias esteve em áreas de risco para a doença, é preciso procurar o serviço de saúde mais próximo”, acrescenta Myrna.

Cenário - De janeiro a julho de 2024, foram registrados 36.339 casos de malária no Amazonas. A maior parte dos casos notificados estão em área rural (42,9%) e indígena (40,5%).


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas