Com atendimento ampliado em 261%, reforma do Caic Edson Melo é entregue

ouça este conteúdo
|
readme
|
Manaus/AM - A rede de assistência pediátrica do Amazonas recebeu um importante reforço nesta segunda-feira (7) com a entrega, pelo governador Wilson Lima, do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Edson Melo, completamente reformado e revitalizado. Localizada no bairro Zumbi, zona leste de Manaus, a unidade passou por uma transformação completa, que integra o programa estadual Saúde Amazonas, voltado para a reorganização da pediatria. A reforma não apenas modernizou a estrutura física, mas também expandiu significativamente a capacidade de atendimento do Caic, que passará de 620 atendimentos mensais para 2.240, um aumento de 261%.
"Nós estamos em um trabalho de reformulação de toda a nossa rede de saúde. Nós temos 11 centros especializados e este é o sétimo que estamos entregando. A nossa preocupação não é só ampliar a estrutura física, é ampliar o serviço, colocar mais possibilidades para essas mães que procuram essas unidades", destacou o governador Wilson Lima durante a cerimônia de entrega. O Caic Edson Melo é uma unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) especializada no atendimento infanto-juvenil, abrangendo a faixa etária de zero a 13 anos, 11 meses e 29 dias. A revitalização incluiu a pintura geral do prédio, revisão das instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, e melhorias nas salas de consulta, banheiros, áreas administrativas, recepção e espera, com um investimento total de R$ 1,6 milhão, fruto da colaboração entre a SES-AM, o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra).

David Almeida quer seu nome fora das pesquisas
A unidade da zona leste oferecerá uma gama de serviços essenciais para a saúde infantil, incluindo consultas pediátricas e de enfermagem, acompanhamento de serviço social e psicológico, atendimento odontológico, sala de vacinação e dispensação de medicamentos básicos. O agendamento dos serviços será realizado de forma presencial. Uma novidade implementada no Caic Edson Melo é a experiência digital, que visa otimizar o atendimento desde a recepção, com totens para emissão de senhas e chamada inteligente, passando pelos consultórios com prontuário médico eletrônico, até a dispensação de medicamentos. A dona de casa Nádia Serrão, moradora do Armando Mendes, expressou sua satisfação com a revitalização, ressaltando a facilidade de acesso e a variedade de especialidades oferecidas na nova unidade, que beneficiará muitas famílias da região.
O projeto de revitalização abrange todos os 11 Caics do estado. Além das reformas estruturais, parte das unidades está sendo reorganizada para o Caic+ Especialidades, ampliando a oferta de serviços de média complexidade. Uma iniciativa inédita é a criação de três unidades Caic TEA (Transtorno do Espectro Autista), com previsão de funcionamento a partir do segundo semestre, reunindo serviços multidisciplinares para crianças e adolescentes com TEA. As unidades Caic José Carlos Mestrinho, José Contente, Gilson Moreira e Moura Tapajós seguem em obras, com atendimento mantido em outros locais durante o período de reforma. O primeiro Caic TEA será no José Contente, seguido pelo Gilson Moreira e pelo Caic+ Especialidades Afrânio Soares, demonstrando o esforço do governo estadual em fortalecer a rede de atenção à saúde infantil e às crianças com necessidades especiais em Manaus.

ASSUNTOS: Amazonas