Covid: nova cepa pode ter influenciado explosão de casos no Amazonas
A nova cepa do coronavírus, identificada em passageiros que chegaram ao Japão vindo do Amazonas, pode ser a principal causa da explosão de casos de Covid-19 em Manaus. A tese foi apresentado pelo epidemiologista da Fiocruz/Amazônia, Jessem Orellana.
Apesar da falta de cuidados em relação ao distanciamento, facilitado pela reabertura do comércio e das festas de fim de ano, há indícios de que a população está mais vulnerável à doença.
"Essa disseminação que estamos vendo num contexto em que 30% a 40% da população já tenha sido exposta ao coronavírus só pode ser porque essa nova cepa se propaga muito mais rapidamente que todas as 11 variantes que circularam antes na região", explicou Orellana em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo.
O pesquisador observou que as mutações em novas cepas observadas até agora são parecidas com as encontradas na África do Sul e no Reino Unido. "E a pior consequência é a possibilidade de disseminar essa nova cepa do Brasil afora porque estamos mandando dezenas de pacientes daqui para outros Estados".
"Isso ninguém está falando ainda, mas vamos ver a bomba estourar daqui uns 15 dias", alertou o pesquisador.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas