Cozinhas e restaurantes comunitários atendem mais de 300 mil pessoas carentes
Manaus-AM Combater a desnutrição e ajudar na acessibilidade de famílias que se encontram em vulnerabilidade social. Esse é o papel das Cozinhas Comunitárias e Restaurantes Populares que, este ano, já atendeu mais de 300 mil pessoas. O serviço é oferecido pela Prefeitura de Manaus de segunda à sexta-feira, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), em parceria com instituições da sociedade civil e privada.
Na lista de alimentos tem proteínas, arroz, feijão, salada crua ou cozida, macarrão, farinha, suco e diversificadas sobremesas. Uma alimentação balanceada, orgânica, feita com base nutricional pelos profissionais dos espaços e que todos os dias servem o público de baixa renda, como pessoas desempregadas e em situação de rua, abrangendo homens, mulheres, crianças, idosos e também pessoas com deficiências.
Em comparação à 2015, as Cozinhas Comunitárias tiveram o aumento na procura de 24%, em contrapartida, os Restaurantes Populares tiveram apenas 8%. Segundo a Subsecretária da Semmasdh, Mônica Santaella, os números são ocasionados pela crise que afetou a cidade e todo o país e ressaltou a importância dos espaços no atendimento à população.
Os Restaurantes Populares estão localizados nos bairros Compensa, Alvorada e Nossa Senhora das Graças. Com o valor de 1 real, o público tem direito a uma refeição pronta, feita com processos seguros, servida em lugar apropriado e confortável. Em média, 24 mil pessoas usufruem mensalmente do programa.
ASSUNTOS: Amazonas, cozinha comunitária, Manaus, restaurante comunitário, Amazonas