Dados técnicos do edifício-garagem são entregues a deputados
Por iniciativa do deputado Ricardo Nicolau, membros da Gerência de Obras e da Procuradoria Jurídica da Assembleia Legislativa do Amazonas apresentaram aos parlamentares provas documentais, laudos técnicos e estudos comparativos referentes à licitação e construção do edifício-garagem. A reunião ocorreu nesta quarta-feira, 12 de junho, na sala de reuniões da presidência da Casa.
Os dados contestam detalhadamente os relatórios do Ministério Público do Estado, descartando qualquer irregularidade. De acordo com o presidente da Aleam, Josué Neto, a maioria dos 17 deputados presentes manifestou aprovação à lisura da obra após comparação e discussão das conclusões emitidas pelos dois órgãos.
Acompanhado dos engenheiros do corpo técnico da Aleam, Ricardo Nicolau apontou que as apurações do MPE-AM foram realizadas com base em informações preliminares do projeto. Além disso, o órgão não considerou as reduções e acréscimos de serviços que a obra precisou posteriormente.
“Não há problemas. A obra está aí, pronta e dentro de todos os padrões. O que o Ministério Público não reconheceu foi a nossa defesa, aquilo que foi diminuído dos valores. Houve mudanças no projeto e os dados que eles tiveram foram preliminares”, ressaltou o deputado, em entrevista coletiva.
Para Josué Neto, o saldo da reunião foi positivo pois o assunto foi esclarecido tecnicamene. “Ficou bastante esclarecido que não houve problemas no processo de licitação e também nos recursos do edifício-garagem. Creio que o que foi explicado aqui, a grande maioria dos deputados aprovou pelo sentimento expressado ao final”, afirmou.
Além de Nicolau e Neto, a reunião teve a participação dos deputados Chico Preto, Abdala Fraxe, David Almeida, Adjuto Afonso, Francisco Souza, Conceição Sampaio, Tony Medeiros, Belarmino Lins, Marcos Rotta, Orlando Cidade, Vicente Lopes, Sidney Leite e Cabo Maciel.
Na reunião, os deputados também decidiram que a Aleam deverá contratar, nos próximos dias, um instituto de renome nacional especializado em engenharia com qualificação para fazer uma nova análise dos laudos técnicos já emitidos sobre o edifício-garagem. A ideia é obter um parecer técnico livre de questionamentos.
“Será uma nova inspeção para que (o instituto) possa fazer a comparação com o laudo que foi executado pela Assembleia com o laudo que foi apresentado pelo Ministério Público”, explicou o presidente. “Será escolhido o melhor instituto do Brasil.”
NULLASSUNTOS: dados técnicos, deputados, edifício-garagem, Manaus, Amazonas