Defesa Civil reconhece emergência em Humaitá após fortes inundações

ouça este conteúdo
|
readme
|
Manaus/AM - A Defesa Civil Nacional reconheceu, nesta quarta-feira (2), a situação de emergência no município de Humaitá, a 591 quilômetros de Manaus, devido às inundações. O reconhecimento foi formalizado por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU). A medida permite que a prefeitura solicite recursos do Governo Federal para atender às necessidades da população afetada.
Até o momento, o Amazonas soma sete decretos de emergência, incluindo casos de erosão de margem fluvial, estiagem, inundações e chuvas intensas. No dia 7 de março, o município de Borba também teve a emergência reconhecida em razão das fortes chuvas. Além do Amazonas, cinco cidades do Pará também foram incluídas na lista de reconhecimento devido a eventos climáticos extremos.

Pesos-pesados que ameaçam reeleição de Braga para o Senado
Com a publicação da portaria, Humaitá poderá solicitar auxílio para a aquisição de cestas básicas, água potável, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza e higiene. O pedido deve ser encaminhado através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, sendo submetido à análise técnica da Defesa Civil Nacional antes da liberação dos recursos.
Outro município afetado foi Apuí, que decretou emergência no dia 28 de março devido às inundações que causaram a interrupção do tráfego na BR-230, próximo a Humaitá. Segundo o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), trechos da rodovia estão passando por manutenção, com previsão de liberação nos próximos dias.

ASSUNTOS: Amazonas