Defesa Civil registra 210 mm de chuva em Manaus
A Defesa Civil de Manaus registrou em dez horas 200 milímetros de chuva nas ruas da cidade, o que corresponde a 200 litros de água por metro quadrado. As áreas mais atingidas, segundo o balanço parcial da Prefeitura de Manaus, assinala alagamentos em todas as zonas, com maior ênfase nas zonas Leste e Oeste, onde estão localizados os bairros Mauazinho e Campos Sales, os que estão em situação mais crítica.
Segundo o chefe da Casa Militar, coronel Fernando Farias, os pontos que inspiram mais cuidados são aqueles que ficam próximos de igarapés, que acabaram transbordando. As casas localizadas atrás do DB da Ponta Negra, de acordo com ele, estão sofrendo bastante por conta do transbordamento das águas.
“Estamos acompanhando a quantidade de chuva através de nossos pluviômetros instalados na cidade. Só saberemos os danos ao certo quando parar de chover, pois os problemas são contabilizados apenas quando a chuva encerra. As linhas da Defesa Civil estão disponíveis para atender toda a população”, disse Farias.
Ele aponta que quatro equipes da Defesa Civil trabalham desde a noite desta sexta-feira para tentar minimizar os danos da forte chuva que atinge a cidade de forma ininterrupta. Os homens do Casa Militar vêm atuando de forma integrada com o Corpo de Bombeiros, que também tem recebidos ligações desde a madrugada.
Além disso, equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) também já foram acionadas para prestar auxílio a quem precisar. Desde o fim do ano passado estão sendo recolhidos alimentos, colchões, água potável e roupas, que devem ser colocados à disposição da população por conta da forte chuva.
"Já tenho conhecimento das áreas mais críticas da cidade e vou ao local para saber o que as pessoas precisam. Estamos fazendo um trabalho de prevenção desde o ano passado. Nossos estoques estão bons. Vamos dar as mão neste momento", afirmou a primeira-dama e titular da Semasdh, Goreth Garcia Ribeiro.
A Defesa Civil de Manaus pode ser acionada pelo telefone 199.
Foto: Leitor via WhatsApp Portal do Holanda
ASSUNTOS: CHUVAS MANAUS, Secundário, Manaus, Amazonas