Deputados da Aleam reafirmam apoio a Cidade após STF ordenar nova eleição
Manaus/AM - Seis deputados estaduais do Amazonas manifestaram apoio à reeleição do deputado Roberto Cidade (União Brasil) para a presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) em caso de nova eleição para a Mesa Diretora. O apoio ocorreu após o ministro Cristiano Zanin, do STF, anular a eleição antecipada de Cidade para o biênio 2025-2027, realizada em abril deste ano, atendendo a pedido do partido Novo, que contestou a reeleição de Cidade para um terceiro mandato consecutivo.
Durante a sessão desta terça-feira (29), Cidade afirmou que irá consultar a Procuradoria da Aleam para definir os próximos passos, mas sinalizou que, se for confirmada uma nova eleição, está disposto a concorrer novamente ao cargo. "Todo mundo que está aqui tem um trabalho enorme e se for da vontade iremos continuar aqui. (…) Mas isso é uma decisão da Assembleia. E eu tenho certeza que se for da vontade da maioria… Hoje, por essa decisão, eu posso ser candidato novamente para mais uma presidência desta Casa", afirmou Cidade.
Os deputados Cabo Maciel (PL), Sinésio Campos (PT), Alessandra Campelo (Podemos), Felipe Souza (PRD), Thiago Abrahim (União Brasil) e Doutor Gomes (Podemos) elogiaram a condução democrática de Cidade e defenderam sua reeleição, argumentando que a Assembleia está “em paz” sob sua liderança. Campelo destacou ainda que a eleição anterior foi unânime, reforçando a representatividade de Cidade.
"A Assembleia, aqui internamente, a gente vive em paz. Vossa excelência é conciliador e divide o poder com todos nós. Se tivermos que fazer uma nova eleição, e já que só está sendo questionada a data, vossa excelência tem meu voto. Eu sou grupo, eu sou Assembleia, e nós estamos juntos", disse Alessandra Campelo.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas