Detran comunica paralisação temporária do licenciamento para veículos com placa final 1
O Governo do Amazonas, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas, informou que, de 28 de março a 1° de abril, o sistema de licenciamento de veículos e o serviço de emissão de guias de pagamento via internet, PACs e na própria sede do órgão estarão indisponíveis. O motivo é o processo de implantação do projeto de aumento de dois dígitos no código do Registro Nacional de Veículos Automotores, que passará a ter 11 dígitos.
Por conta desta mudança, o diretor-presidente do Detran-AM, João Leonel de Britto Feitoza, solicita aos proprietários de veículos com placas de final 1, cujo prazo final para licenciamento encerra no dia 31 de março, que antecipem o processo de regularização do veículo, afim de evitar possíveis transtornos no atendimento, considerando que o retorno do acesso à base nacional de informação ocorrerá no primeiro dia do mês, período em que tradicionalmente a demanda por esse serviço é bastante grande.
O Renavam é o número identificador único atribuído a cada veículo e que apresenta todas as suas informações, como chassi, monobloco, agregados e características originais do automóvel.
Leonel explica que, atualmente, o Renavam é composto por nove dígitos e a alteração não mudará seu módulo de cálculo. Os números antigos não sofrerão alteração, pois receberão zeros à esquerda. Segundo ele, dados do Departamento Nacional de Trânsito, indicam que hoje o Brasil tem 78.183.019 veículos emplacados, valor bem próximo ao limite de numeração, motivo pelo qual a alteração será realizada.
NULL
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas, detran, leonel feitoza, Manaus, paralisação. licenciamento, veículos, Manaus, Amazonas