Economia Criativa da Amazônia Ocidental ganha comando de excelência em 2025
Manaus/AM - Fundador da Valendo Economia Criativa da Amazônia, o ativista social e empresário Beto Contartesi é uma das novas e reconhecidas lideranças da Amazônia, com mais de uma década de atuação em prol do desenvolvimento das novas economias. Beto Contartesi foi nomeado Embaixador do World Creativity Day para Cidades Estratégicas da Amazônia Ocidental.
O título e a função foram concedidos pela World Creativity Organization, em função do desempenho de Contartesi como líder do World Creativity Day (WCD) 2024 em Manaus. Sob a liderança de Contartesi, Manaus ficou entre as Top 10 cidades do WCD 2024.
“Através de sua liderança no Instituto Valendo Economia Criativa da Amazônia, Beto fortalece o empreendedorismo local e fomenta uma rede colaborativa que valoriza a cultura e os produtos da Amazônia, impulsionando a economia criativa, a inovação sustentável e a inclusão”, diz o comunicado oficial da World Creativity Organization.
EXPANSÃO DO WCD
Na função de Embaixador do World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade) para Cidades Estratégicas da Amazônia, Beto Contartesi está credenciado para garantir a expansão do evento mundial para além de Manaus, abrangendo as cidades de Porto Velho, Boa Vista e Rio Branco, as mais importantes e estratégicas capitais da Amazônia Ocidental.
A ideia é que, em 2025, as capitais da região se integrem de forma definitiva, e com excelência, à rede mundial que celebra anualmente a Economia Criativa com a realização do WCD. A experiência de Contartesi na área, além do sucesso da realização com sucesso da primeira edição do WCD em Manaus, pesaram para a decisão de nomeá-lo embaixador.
A participação no World Creativity Festival, o Festival Mundial da Criatividade, realizado na Casa Natura Musical, em São Paulo, nos dias 12, 13 e 14 de setembro, também reforçou a capacidade de liderança de Contartesi junto à World Creativity Organization.
Na ocasião, o diretor do Casarão de Ideias, João Fernandes, participou do evento como palestrante onde apresentou o case do Casarão de Ideias, exemplo prático e potente da Economia Criativa desenvolvida na capital do Amazonas. A participação de João Fernandes foi resultado da articulação de Beto Contartesi e da Valendo Economia Criativa junto à organização do evento.
“Casarão de Idéias, projeto lindamente criado e administrado por João Fernandes é um exemplo bem sucedido de Economia Criativa aplicada na Amazônia, fundamental integrar as redes nacionais para que mais inspiradores como o João e espaços como Casarão de Idéias inspirem, impulsionem e criem novos protagonistas e projetos no Norte do Brasil”, afirma Beto Contartesi.
WCD 2024
O World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade) foi realizado nos dias 19, 20 e 21 de abril, simultaneamente, em 55 cidades. Em Manaus, a adesão voluntária de anfitriões e participantes renderam à cidade um lugar entre as 10 com as experiências mais bem sucedidas.
Integrar o ranking de Top 10 cidades do WCD é uma prova de que o potencial da capital do Amazonas para a Economia Criativa é uma realidade viva e ativa, de acordo com Beto Contartesi, líder do World Creativity Day em Manaus. Foram nove locais diferentes anfitrionando as ações do World Creativity Day em Manaus.
Orgãos da administração pública, entidades do terceiro setor, autarquias públicas e empresas como hotéis, estabelecimentos culturais, estabelecimentos de entretenimento, de educação e de serviços se mobilizaram para receber as mais de 70 atividades que o World Creativity Day (WCD) realizou na edição 2024 em Manaus. Tudo de maneira voluntária.
“É fundamental que as novas lideranças, políticas, empresariais e do terceiro setor criem e melhorem os ambientes de produção e negócios para desenvolvimento das novas economias na Amazônia. Não podemos ser só consumidores, precisamos ser produtores nestes novos mercados e oportunidades”, declara Beto Contartesi.
As atividades do Dia Mundial da Criatividade 2024 em Manaus foram realizadas no Espaço Cultural Casarão de Ideias, Mercure Hotel Manaus, Senac Amazonas, Uninorte (Campus Djalma Batista), Abaré Central, eSpace Gamming & Escola Tech, Reciprolab Colaborativa e Anta.Gonista.
A avaliação que chegou ao Top 10 de participantes do Dia Mundial da Criatividade levou em consideração aspectos como destaque na mobilização pública, quantidade de voluntários na adesão, a apresentação de novos protagonistas e lideranças criativas na cidade e a contemplação do tema do evento este ano: “Inteligências Plurais”.
ASSUNTOS: Amazonas