Educadores do Amazonas participam de seminário sobre o PNE
Manaus/AM- Secretários de educação dos municípios do Amazonas, gestores de escolas e professores participam, nesta quarta, 26/7, e quinta-feira, 27, do Seminário sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), que acontece no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM), Parque 10, zona Centro- Sul de Manaus.
Durante os dois dias, serão discutidos os cumprimentos das metas do PNE. Também serão estabelecidas formas de parcerias e colaboração entre os entes federados responsáveis pelo monitoramento, acompanhamento, avaliação e controle dos referidos planos de educação.
No primeiro dia do seminário serão abordados os temas "As exigências do Plano Nacional para Educação Básica: Realidade e Perspectiva, com palestra do secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB-MEC), Rossieli Soares; "A política e programas para garantir o direito à educação à luz do PNE"; e "Diretrizes, Metas e Estratégias necessárias para uma educação de qualidade nos municípios do interior do Amazonas".
Integra a programação o tema "Dificuldades e Avanços na Execução do PNE e PME" que terá como palestrante, na tarde desta quarta-feira, a subsecretária de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Euzeni Trajano. A gestora falará como estão sendo aplicados os planos na rede municipal de ensino de Manaus e as dificuldades encontradas para cumprir as metas devido à crise econômica e política que o Brasil vem passando.
A subsecretária disse ainda que o PME possui 20 metas e 214 estratégias ousadas que estão dentro do planejamento estratégico da secretaria, em busca de serem cumpridas.
Ainda à tarde, os palestrantes participarão de uma mesa redonda, em que responderão perguntas dos participantes do seminário.
Para Rossieli, na educação não existe uma solução única que possa resolver todos os problemas, mas é necessário levar em consideração os Anos Iniciais, para que seja evitado o abandono escolar no Ensino Médio, com alunos de 15 a 17 anos.
No segundo dia do seminário, os debates sobre a educação continuarão com palestras e mesas redondas, voltadas para discussões considerando a realidade de cada região. Para Giane Fernandes, gestora da Escola Municipal Maria Lira Pereira, que fica no bairro de Petrópolis, zona Sul, o seminário é o momento de repassar e adquirir conhecimentos importantes com as palestras, os quais repassará para os professores da unidade de ensino em que atua.
![](/sites/all/themes/v5/beta-2020/leitor/assets/img/coluna/loogo.jpg)
ASSUNTOS: Amazonas, educadores, seminário, Amazonas