Compartilhe este texto

"Eles têm a oportunidade de conviver mais soltos”, diz Seap sobre suposta fuga no Compaj

Por Portal Do Holanda

27/08/2015 16h29 — em
Amazonas



Manaus/AM - A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) emitiu uma nota se pronunciando sobre a denúncia que dava conta que presos do regime semiaberto do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), fugiam por uma escada pela lateral em um dos muros do presídio. Veja a nota na íntegra:

Nota Seap

O regime semiaberto do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) funciona como uma colônia agrícola sendo comum a presença de equipamentos como a escada. Ela é permitida na unidade para que os presos que trabalham no local executem serviços como pintura, corte de árvores na área interna e externa, manutenção elétrica e outros. No entanto, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informa que abrirá uma sindicância par” esclarecer se o uso do equipamento está sendo realizado para fuga, uma vez que nas imagens enviadas à secretaria não são vistos presos. Quanto à denúncia da reportagem sobre o consentimento do diretor da unidade, a Seap ressalta que não há conivência da direção com nenhuma atitude ilícita. Além dos policiais militares que ficam no local, a Seap solicita a Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam) para uma vistoria externa que deve se fazer presente diariamente para inibir as tentativas de fuga pelo muro. O regime semiaberto tem como característica não manter os presos em celas trancadas. Eles têm a oportunidade de conviver mais soltos no ambiente da unidade, o que os prepara para a saída do sistema. A Seap também se faz presente na unidade através da Coordenadoria do Sistema Prisional (Cosipe) que apura denúncias e realiza vistorias.

Pendência

No e-mail enviado à redação, a Seap não respondeu ao questionamento com relação à quantidade de presos que estão detidos atualmente na citada ala do presídio.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas