Compartilhe este texto

Em 1 ano, internet de Musk na Amazônia foi mais usada em garimpos do que escolas

Por Portal Do Holanda

05/06/2023 17h08 — em
Amazonas


Foto: Reprodução / Twitter

Desde que Elon Musk anunciou que levaria internet a 19 mil escolas da Amazônia por meio da empresa Starlink, em maio de 2022, a ferramenta teve mais uso em áreas de garimpos ilegais do que em escolas do interior, como foi o “acordo” do bilionário com o governo Bolsonaro.

Durante sua visita ao Brasil em 2022, Musk prometeu turbinar a internet em escolas no interior, mas até o momento a internet da Starlink só foi instalada em três escolas estaduais no Amazonas como uma espécie de demonstração do serviço. 

Mesmo com essa pequena amostra, o governo federal não tem nenhum contrato com a empresa até então, e cerca de 5 mil escolas no interior ainda não foram beneficiadas com o serviço, segundo a Anatel.

Em outubro, o governo ainda abriu um edital para provedores de internet interessados em fornecer banda larga a 6,9 mil escolas. Mas a Starlink não participou da concorrência.

Duas das antenas da Starlink foram vistas em áreas de garimpo ilegal em Roraima durante operações do governo federal em terras Yanomamis.

O representante da Starlink informou ao UOL sobre os planos de conectar escolas e o uso do sinal nos garimpos.

“Não tenho nenhum envolvimento com a operação e nem conheço os planos da empresa aqui. Não existe ainda uma estrutura e operação local, e não estou autorizado a falar pela empresa” disse Vitor Urner, representante legal da Starlink no Brasil.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, Tecnologia

+ Amazonas