Compartilhe este texto

Em crise, UniNorte abandona prédios, atrasa aluguéis e irrita amazonenses

Por Portal Do Holanda

25/03/2025 17h47 — em
Amazonas


ouça este conteúdo

Manaus/AM- Moradores da região central de Manaus relataram uma crescente onda de furtos e invasões em um edifício abandonado, localizado na Rua Jonathas Pedrosa, nas proximidades da Rua Ramos Ferreira. O imóvel, que era alugado à UniNorte, mas foi abandonado pela instituição sem aviso prévio ao proprietário, está sendo utilizado por criminosos como esconderijo para práticas ilícitas, incluindo a depredação das instalações e o furto de objetos tanto do prédio quanto das residências vizinhas. Além disso, outros prédios da região também estão sofrendo com o mesmo problema de criminalidade, segundo relatos de moradores.

O edifício é de propriedade do professor Waldery Areosa, que está com um processo na Justiça do Amazonas em busca de ressarcimento pelo pagamento de aluguel não honrado, em virtude de um contrato vigente com a UniNorte que não foi cumprido.

Segundo vídeos feitos por moradores e trabalhadores da área, os invasores entram no prédio durante a madrugada e subtraem itens como aparelhos de ar-condicionado, fios de cobre, móveis e outros equipamentos. Além disso, há denúncias de que o grupo tem se infiltrado em casas e comércios ao redor, intensificando a sensação de insegurança na localidade.

Uma moradora relatou em entrevista que a situação está fora de controle: “[…] Os seguranças não fazem ‘PN’ (provavelmente referindo-se a patrulhamento), está cheio de trombadinhas aqui. Eles pulam o muro e roubam os fios, inclusive dois foram presos aqui no 1º DIP.

A gente chama os seguranças, eles dizem que não podem fazer nada. Estão roubando os fios, causando curto-circuito, e ainda roubando os transeuntes na rua, sem que ninguém faça nada.”

O abandono pela UniNorte, além de depreciar o imóvel, tem sido um fator crítico para o aumento da criminalidade, conforme apontam os moradores da área. “Roubaram vários aparelhos de ar-condicionado de um imóvel nosso. Os vizinhos precisaram se unir para evitar que os criminosos voltassem a invadir”, disse um morador.

A comunidade exige providências tanto da UniNorte, que até então locava o imóvel, quanto das autoridades de segurança pública.

Em contato com a UniNorte, a instituição informou que o prédio não pertence mais à faculdade, mas se recusou a falar sobre o contrato com o proprietário, o abandono do prédio e os atrasos dos aluguéis.

A denúncia já foi encaminhada ao secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Vinícius Almeida, e ao delegado Cícero Túlio, titular do 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP). Além do reforço no policiamento, os moradores cobram ações mais rigorosas contra a receptação de materiais furtados, como a fiscalização em ferros-velhos e locais de sucata na cidade.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas