Compartilhe este texto

Em junho, Manaus volta a ter média de enterros semelhante a antes da pandemia

Por Portal Do Holanda

01/07/2020 14h29 — em
Amazonas


Foto: Marcio James / Semcom

Manaus/AM - Manaus encerrou mês de junho com o registro 1.100 sepultamentos e cremações nos cemitérios da capital do Amazonas, sendo 912 nos espaços gerenciados pela Prefeitura de Manaus, o mês de junho teve índice de enterros semelhantes aos registrados no período anterior à pandemia de Covid-19. Ao todo, nos três meses de agravamento da pandemia, os cemitérios públicos e privados de Manaus registraram 6.268 sepultamentos e cremações, sendo 2.809 em abril e 2.359 no mês de maio. O sistema funerário público foi responsável por 5.246 enterros, o equivalente a 83,6% do total.

Os 912 sepultamentos e cremações registrados no sistema público em junho, pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), estão menos de 10% acima do registrado no mesmo período do ano passado, 842. Em abril deste ano foram registrados 2.435 enterros no sistema público, um crescimento de 179,5% em relação ao mesmo período de 2019, quando foram contabilizados 871 enterros. Em maio de 2020, o crescimento foi de 120% em relação ao ano anterior, saltando de 860 para 1.899.

Já as médias diárias de sepultamentos registradas no sistema público nos primeiros meses deste ano - 29 em janeiro, 27 em fevereiro e 28 em março – estão praticamente iguais a registrada em junho, 30, e em todo o ano de 2019 (29). A maior média este ano foi registrada em abril, com 81 sepultamentos diários, no mês seguinte a média diária caiu para 61.

O sistema público de sepultamentos também registrou, em junho, queda no total de sepultamentos e cremações de óbitos registrados como Covid-19. Enquanto em abril e maio foram 190 e 348 registros, respectivamente, em junho foram 121.

Para o secretário da Semulsp, Paulo Farias, mesmo com a redução de sepultamentos, a população deve continuar em alerta e prevenindo-se do novo coronavírus. Segundo a secretaria, do total de sepultamentos no sistema público em junho, 47 foram de óbitos oriundos de municípios do interior do Amazonas e 176 de mortes em domicílio. A Semulsp informa, também, que os cemitérios privados registraram 188 sepultamentos no mês, sendo 139 no Cemitério Recanto da Paz, em Iranduba, na região metropolitana de Manaus, e 49 no Parque Tarumã, no bairro Tarumã, zona Oeste.

Informe Funerário

Um total de 21 sepultamentos foi registrado nesta terça-feira, 30, nos cemitérios da capital do Amazonas gerenciados pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), sem opção por cremação e nem óbitos oriundos do interior do Amazonas. Não foram registrados sepultamentos nos cemitérios particulares.

O município informa, ainda, que houve o registro de três óbitos em domicílio e que dois sepultamentos foram a partir do serviço SOS Funeral, gerenciado pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).

Entre as causas de morte do total de enterros, cinco foram declaradas como Covid-19, provocada pelo novo coronavírus e uma por insuficiência respiratória. Também foi registrada uma morte por causa indeterminada.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: cemitérios manaus, coronavírus Manaus, covid-19 manaus, enterros manaus, Manaus, mortes manaus, prefeitura manaus, Amazonas

+ Amazonas