Em live, prefeitos do Amazonas relatam a Braga aplicação de recursos contra covid-19
Manaus/AM – O senador Eduardo Braga (MDB/AM) e prefeitos do interior amazonense debateram, numa live inédita realizada na manhã desta terça-feira, dia 9, as ações de combate à covid-19 e os investimentos para que sejam retomadas as atividades econômicas e, assim, a geração de emprego e renda.
“Fizemos hoje algo inédito com a live e esclarecemos a realidade do Amazonas. Muita gente fala do nosso estado sem conhecê-lo. Espero que seja o começo de um novo caminho. Todos nós aprendemos um pouco com as contribuições desses experientes e bons gestores”, disse o parlamentar, que finalizou o encontro com uma mensagem de otimismo. “Nós vamos vencer. Tem jeito. Vamos contar para as futuras gerações como superamos essa fase e elevamos a sociedade para um outro patamar.”
Participaram do debate a prefeita Maria Oliveira (Ipixuna) e os prefeitos Adenilson Reis (Nova Olinda do Norte), Gean Barros (Lábrea), Bruno Ramalho (Carauari), Jair Souto (Manaquiri), José Bezerra, “Zezito” (Tapauá), assim como o secretário municipal de saúde de Tapauá e presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do AM (Cosems), Januário Neto.
Em cerca de duas horas, os gestores detalharam para Eduardo e os internautas cada medida sanitária adotada para evitarem a proliferação desenfreada do novo coronavírus. Entre elas, restrições de acesso às sedes e comunidades, a distribuição de máscaras de tecido confeccionadas por costureiras locais, a testagem em massa dos pertencentes aos grupos de risco e a contratação de novos profissionais de saúde. Os prefeitos destacaram, ainda, a aquisição de equipamentos necessários aos atendimentos e a disposição permanente de veículos para o transporte dos casos mais urgentes até a capital Manaus.
Os recursos providenciados por Eduardo para reforçar a saúde do interior do Amazonas mudou, inclusive, a ideia antes arraigada de que somente Manaus poderia oferecer a assistência adequada aos cidadãos. “As pessoas que chegam ao hospital, algumas em situação grave, têm se sentido mais confiantes com os serviços que nós oferecemos. Elas não querem ir para a capital. Isso é resultado das suas emendas”, disse o prefeito Bruno Ramalho, de Carauari.
Ipixuna
que, junto com o município de Envira, não apresenta casos confirmados de Covid-19 no Amazonas – limitou o acesso terrestre, aéreo e fluvial para cargas, descargas e situações emergenciais assim que começaram a ser registrados os primeiros casos da doença em Manaus.
Retomada
Os prefeitos explicaram, ainda, que preparam a retomada de obras e empreendimentos, muitos deles viabilizados por Eduardo por meio de emendas ao Orçamento.
Tapauá, segundo o prefeito José Bezerra (Zezito), tem 22 obras previstas, entre já iniciadas e em fase de licitação. Ambas contarão com, aproximadamente, R$ 30 milhões de investimento.
Entre elas, a pavimentação do bairro Mutirão e as obras que vão garantir a coleta, o tratamento e a distribuição de água no município. “A balsa com o material já está saindo de Manaus em direção a Tapauá. A empresa já está lá em ação”, disse “Zezito”. “Eu sei o quanto a água é uma prioridade na cidade. Muito bom saber que estamos avançando”, respondeu o senador.
ASSUNTOS: aplicação de recursos, coronavírus no amazonas, Eduardo Braga, Amazonas