Em Manaus, 411 motocicletas já foram apreendidas nos últimos 15 meses
Manaus/AM - Nos últimos 15 meses, 411 motocicletas que faziam transporte irregular em Manaus foram apreendidas durante operações de fiscalização da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU). Entre as maiores irregularidades se destacam os problemas com a documentação de porte obrigatório de veículos/condutores e o serviço de táxi feito de forma clandestina em todas as zonas da cidade.
Além da apreensão dos veículos, o transporte clandestino de passageiros e carga, conforme estabelece nas legislações municipais das modalidades tem como penalidade a aplicação de multa no valor de 40 Unidades Fiscais do Município (UFMs), equivalente a R$ 3.351,20.
A partir deste mês de março a remoção e guarda dos veículos apreendidos em fiscalizações da SMTU serão feitas por uma empresa terceirizada, contratada mediante licitação. Com parqueamento maior, o trabalho de fiscalização deverá ser intensificado, pois a capacidade de armazenamento será aumentada. Até então, os veículos eram recolhidos para a sede da SMTU.
Circulação
De acordo o superintendente da SMTU, Pedro Carvalho, com o decreto no 2549, de 30 de setembro de 2013, as áreas de atuação do serviço de mototáxi se estendem por toda cidade, exceto a área central, circunscrita pelas vias Leonardo Malcher, Luiz Antony, Governador Vitório, Tamandaré, Marques de Santa Cruz, Lourenço da Silva Braga, Lima Bacuri e Joaquim Nabuco até a Rua Leonardo Malcher. Todos os mototaxistas que concorreram no edital para a regulamentação da profissão já sabiam das determinações.
Motos apreendidas
2015: 275
2016: 136
Total: 411 até 15/03/2016
ASSUNTOS: Amazonas, fiscalização, irregular, mototáxi, Amazonas