Em Manaus, área atingida por desabamento continua a ser monitorada
Manaus/AM - A Prefeitura de Manaus realizou na manhã desta terça-feira, 2/6, uma nova vistoria nas residências atingidas pelo desabamento ocasionado pela chuva de ontem (1º), na rua Comandante Norberto Von Gal, bairro Redenção, na zona Centro-Oeste. A ocorrência foi registrada pela Central de Emergência 199 e a avaliação realizada pela equipe de engenharia da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Manaus (Sepdec).
“Por determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, a Defesa Civil continua trabalhando neste período de pandemia em atenção às situações de emergência de deslizamentos, desabamentos e alagações. E no dia de ontem tivemos a chuva com o acumulado de 20 milímetros que ocasionou várias situações na cidade, incluindo este desabamento aqui na Redenção”, explicou o secretário-executivo da pasta, Cláudio Belém.
Belém informou que o desabamento foi ocasionado devido a forte quantidade de chuva e a inclinação do terreno atingido uma residência na parte debaixo do terreno.
“E, hoje, estamos aqui para esta nova avaliação, em ação conjunta com a Secretaria da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) para o atendimento socioeconômico das famílias, e na qual identificamos que a princípio três residências estavam em situação de risco, as quais já foram cadastradas e orientadas pelos órgãos” informou.
A Sepdec também disponibilizou no site da Prefeitura de Manaus o novo canal de comunicação de prevenção do órgão. A ferramenta tem por objetivo repassar informações da Defesa Civil para a população, como avisos meteorológicos, cota do rio Negro e orientações básicas de situações de risco.
Ao realizar o cadastro, os usuários podem optar em receber as informações via SMS ou via WhatsApp. O link funciona 24 horas e para se cadastrar é só acessar o banner rotativo “Prevenção”, na página principal do Portal da Prefeitura de Manaus, ou acessar http://cmmanaus.com.br/prevencao/ e preencher os dados solicitados.
Os usuários de celulares cadastrados via SMS receberão uma mensagem direta e os já cadastrados, via WhatsApp, serão incluídos em um grupo da região de interesse.
Veja também
ASSUNTOS: área de risco, desabamento, implurb, Manaus, monitoramento, Sepdec, Amazonas