Em Manaus, idosa com suspeita de Covid-19 morre à espera de leito em hospital
Manaus/AM - Maria das Graças, 63, que estava internada com suspeita de Covid-19 morreu nessa segunda-feira (20), no SPA do São Raimundo, na Zona Oeste. O caso da idosa teve repercussão nacional e virou símbolo do colapso que o Amazonas enfrenta na saúde em meio a pandemia do novo coronavírus.
Segundo a filha da vítima, Maria estava internada há dias no SPA com todos os sintomas da doença e precisa ser colocada em um respirador, mas não havia leitos nos hospitais que atendem pacientes infectados.
Por meio de uma liminar a Justiça ordenou que ela fosse transferida imediatamente para a UTI do Hospital Getúlio Vargas, mas a transferência marcada para ocorrer ontem pela manhã não aconteceu e no início da tarde ela foi à óbito.
Familiares apontaram descaso do estado e da equipe médica, enquanto lamentavam a perda. Nos últimos dias, o SPA do São Raimundo tem registrado várias mortes e denúncias de falta de médicos.
No fim de semana, um jovem que teria chagado passando mal na unidade morreu porque não havia médico para realizar o atendimento. Horas depois a própria diretora da unidade que também estava internada no local também faleceu.
Autoridades em saúde já anunciaram que o Amazonas está prestes a ter 100% dos leitos ocupados e se o número de pessoas infectadas continuar a subir, não haverá possibilidade de atender todo mundo.
ASSUNTOS: COVID-19, idosa morre no SPA São Raimundo, morte de idosa, Amazonas, Coronavírus