Em Manaus, Joe Biden anuncia investimentos para preservar a Amazônia
Manaus/AM - Durante discurso em Manaus, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou neste domingo (17), investimentos em projetos ambientais com objetivo de preservar a Amazônia. Ele é o primeiro presidente norte-americano em exercício a visitar a capital amazonense.
O democrata reafirmou o compromisso de proteger a floresta amazônica "lutando pelos nossos parceiros tribais, apoiando-os; pelas comunidades indígenas; e pelas pessoas mais impactadas pelo desmatamento e pelas mudanças climáticas", além de apoiar comunidades indígenas em Manaus.
Biden proclamou o dia de hoje, 17 de novembro, como Dia Internacional da Conservação. Ele anunciou que a Corporação Financeira dos EUA para o Desenvolvimento mobilizará centenas de milhões de dólares em parceria com uma empresa brasileira para reflorestar a Amazônia.
Entre as medidas anunciadas, também estão o lançamento da Coalizão para a Restauração e Bioeconomia do Brasil, que, segundo Biden, mobilizará pelo menos 10 bilhões de dólares até 2030 para restaurar e proteger 20 mil milhas quadradas de terras.
Além da doação de mais 50 milhões de dólares para o Fundo Amazônia e vai fornecer o financiamento para ajudar a lançar a importante nova iniciativa do presidente Lula, o Fundo Floresta Tropical para Sempre. "Isso é do interesse de todos nós. Os EUA se beneficiam disso tanto quanto qualquer outro país, incluindo o Brasil", disse o presidente dos EUA.
ASSUNTOS: Amazonas