Em Manaus, policlínica retoma testes presenciais de HIV/Aids sem agendamento
Manaus/AM - Com a flexibilização das medidas de distanciamento social, a Policlínica Gilberto Mestrinho, na avenida Getúlio Vargas, Centro de Manaus, retomou entre seus serviços os testes de HIV, sífilis e hepatites virais (B e C). Os testes, essenciais para a prevenção e controle das doenças sexualmente transmissíveis, são feitos no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que funciona na policlínica desde abril do ano passado.
A coordenadora de Infecções Sexualmente Transmissíveis e Aids (IST/Aids), da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Vanessa Homobono, ressalta a importância da testagem que, segundo ela, deve ser feita com regularidade. Principalmente se a pessoa tiver passado por alguma situação de risco, por exemplo, sexo sem preservativo, compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfurocortantes.
Vanessa destaca que os testes estão disponíveis na rede pública de saúde, incluindo as Unidades Básicas de Saúde (UBS). É muito importante que o diagnóstico dessas doenças seja realizado precocemente, porque facilita o tratamento e garante a saúde do paciente, reforça.
"O atendimento no CTA da Policlínica Gilberto Mestrinho acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Os testes podem ser feito por pessoas acima de 18 anos e menores de idade acompanhados dos pais ou responsáveis, com demanda livre. Não é necessário agendamento, e o resultado sai na hora, observa a diretora da policlínica”, Maximina Malagueta.
Segundo ela, os serviços de testagem retornaram no final de junho, quando a unidade voltou à normalidade dos atendimentos, mas a demanda está pequena após a pandemia. "Fazíamos em média 120 atendimentos por dia, antes da pandemia, e agora estamos fazendo uma média de 30”, observa.
ASSUNTOS: HIV/Aids, Manaus, sem agendamento, Testagem, testes presenciais, Amazonas