Compartilhe este texto

Em menos de 15 dias, foram realizados 6 transplantes de rins de doador falecido

Por Portal Do Holanda

16/07/2024 0h13 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Foram realizados seis transplantes de rins de doador falecido, em um período de apenas 15 dias, desde que começou a oferecer o serviço, em 29 de junho, no Amazonas.

O procedimento, realizado no Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, zona norte, é considerado um marco histórico na saúde pública do estado, que antes só fazia transplante renal de doador intervivo.

No sábado (13) foram realizados dois transplantes de doador falecido, em mulheres de 43 e 58 anos. Elas receberam os rins de uma pessoa de 68 anos, que faleceu no Hospital e Pronto Socorro João Lúcio, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Até o momento, três homens e três mulheres já receberam rins de doadores falecidos, com transplantes realizados no Amazonas.

Fila de espera para transplante

A médica nefrologista Mariela Figueiredo explica que, no momento em que um órgão é recebido, é analisado o grau de compatibilidade com os pacientes que estão na fila para receber a doação.

“A fila do rim é organizada por compatibilidade, então, quando ocorre a oferta de doador falecido, o ranking aponta o paciente mais compatível com aquele órgão disponibilizado. O serviço social o convoca e é feita uma entrevista, durante a qual analisamos se ele não tem algum processo infeccioso, para nos certificarmos de que está apto ao procedimento”, detalha. 

Tanto os familiares do doador quanto dos pacientes aptos para receberem o transplante, são atendidos por uma psicóloga e agentes do serviço social das unidades.

A rede pública estadual de saúde já oferece transplante de rim de doador intervivo, também no Delphina Aziz, desde julho de 2023. Já foram realizados, nesse período, 80 procedimentos do tipo. O hospital é referência em transplantes renais na região Norte.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas