Enchente atinge o município de Anamã (AM) e dificulta atividade da Justiça
Há 15 dias as águas não param de subir no município de Anamã, no interior do Amazonas. Se a situação se prolongar, as atividades da única Vara do município terão que ser suspensas.
A enchente do rio Solimões que está atingindo o município de Anamã, a 161 quilômetros de Manaus, vem gerando muitos transtornos para a população e também para o Judiciário no local. A única Vara da Comarca de Anamã já funciona com parte de suas instalações alagadas, devido à cheia, segundo o juiz de Direito Celso Souza de Paula, titular da Vara.
Os funcionários e a população também encontram dificuldades para chegar até à Justiça e se o rio continuar no mesmo ritmo, as atividades do cartório terão de ser suspensas.
De acordo com Celso de Paula, o cartório eleitoral de Anamã já encontra-se alagado, inclusive, com imóveis comprometidos. “As águas já estão a centímetros de alagarem também o cartório da Justiça Comum. Vários prédios públicos e quase todas as casas da cidade já estão alagadas. O transporte das pessoas é feito apenas por meio de bote e canoas e as dificuldades enfrentadas pela população são muitas”, declarou o juiz. Em reportagens veiculadas na imprensa de Manaus, várias escolas suspenderam as aulas e a zona rural do município também foi afetada.
Celso destacou ainda que o atendimento no Fórum e as audiências ainda estão sendo feitas normalmente, mas que o acesso da população e dos próprios funcionários às dependências do Fórum vem se complicando a cada dia. A situação já se prolonga há duas semanas.
“Não estamos preparados para lidar com esta situação. Se as águas continuarem subindo, os trabalhos na Vara terão que ser suspensos”, concluiu o juiz de Direito Celso Souza de Paula.
NULLASSUNTOS: Manaus, Amazonas, Brasil