Enchente no interior preocupa parlamentar
O deputado estadual Orlando Cidade (PTN) se mostrou preocupado com a subida das águas dos rios no Amazonas. Nesta terça-feira, 25, em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, o parlamentar pontuou que 12 municípios das calhas do Madeira, Purus e Juruá decretaram estado de emergência por conta da cheia, situação que, segundo ele, pode se agravar ainda mais.
De acordo com o deputado, que é presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento Rural (CAPPADR) da casa legislativa, a situação é mais preocupante devido à enchente que afeta o Estado do Mato Grosso. “O rio Araguaia, em território mato-grossense, teve a maior cheia já registrada nos últimos anos. E, pelo fato do rio “desembocar” no rio Amazonas, o nível de água dos nossos rios pode afetar ainda mais os municípios amazonenses”, alertou, ao frisar que, além do Amazonas, Rondônia e Acre também sofrem com as enchentes.
Sobre os municípios afetados pela cheia Amazonas, cidade reiterou que um dos principais afetados com a enchente está Humaitá, localizado na calha do rio Madeira. “O nível de água nessa região está 60 centímetros acima da maior cheia já registrada, o que compromete as demais cidades da região”, lamenta.
O deputado também afirmou que os estragos nos municípios afetados pelas cheias já podem ser observados. “A produção agrícola dessa região, por estar em áreas de várzeas, está completamente comprometida. Além disso, trechos de rodovias, como a Transamazônica e BR-319, estão debaixo d’água e postos de saúde, escolas e residências foram interditados”, relatou o parlamentar. “Nos municípios da calha do Purus, como é o caso de Boca do Acre, a situação também é preocupante”, destaca Cidade, ao frisar que o Governo do Amazonas está atento à cheia e toma medidas para atender os afetados pela subida das águas dos rios.
Fotos: Leitor via WhatsApp Portal do Holanda
ASSUNTOS: Enchente, Juruá, madeira, Orlando Cidade, Política, purus, Amazonas